Numa final disputada entre dois treinadores portugueses, o Al-Gharafa de Pedro Martins venceu, por 2-1, o Al-Rayyan de Artur Jorge [ex-treinador do Botafogo e do SC Braga] e conquistou a Emir Cup, a prova que encerra a época futebolista do Catar. Entre os vencedores da final jogada no Khalifa International Stadium está o arouquense Pedro Rafael Brito [na foto, em cima, à esquerda], preparador físico da equipa nas duas últimas temporadas. O profissional arouquense, de 34 anos, integra a equipa técnica do treinador Pedro Martins desde Julho de 2023, assumindo a responsabilidade pela preparação física do plantel, conjuntamente com o compatriota António Henriques, que é natural de Santa Maria da Feira. No que respeita à Liga do Catar, o Al-Gharafa, da capital Doha, classificou-se no 3º lugar, a 11 pontos do campeão Al Sadd dos ex-avançados do FC Arouca Rafa Mujica [2º melhor marcador da liga catariana, com 18 golos] e Cristo González.

HÁ 12 ÉPOCAS NO FUTEBOL PROFISSIONAL AO LADO DE CONCEITUADOS TREINADORES PORTUGUESES
Pedro Rafael Brito tem já um percurso de 12 épocas no futebol profissional, quatro das quais nos quadros técnico do treinador natural de Santa Maria de Feira, Pedro Martins, com quem já tinha trabalhado durante duas temporadas ao serviço do Vitória de Guimarães.
Antigo jogador do FC Arouca, o preparador físico natural da vila de Arouca iniciou a carreira na época 2014/2015, na II Liga, acompanhando o treinador Vitor Campelos, então no Trofense. Seguiram-se quatro épocas consecutivas (de 2015/16 a 2018/19) ao serviço do Vitória de Guimarães com os treinadores Sérgio Conceição, Pedro Martins (duas épocas), Armando Evangelista, Luís Castro e Ivo Vieira.
De 2019/20 a 2021/22, o arouquense teve as primeiras experiências internacionais ao acompanhar Luís Castro no campeão ucraniano Shakhtar Donetsk (duas épocas) e ainda no Al Duhail, no Catar (2021/2022), regressando depois a Portugal, para trabalhar na equipa B do SL Benfica (2022/2023). De volta ao futebol do Catar, Pedro Rafael Brito acaba de cumprir a segunda temporada consecutiva pelo Al-Gharafa conduzido por Pedro Martins. MMS/RV (fotos dos festejos: Al-Gharafa SC)
