Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

No âmbito do Orçamento Participativo de Arouca (edição de 2024), um grupo de jovens arouquenses liderados por Alexandre Duarte apresentou uma proposta que, após aval positivo na fase de análise técnica, encontra-se agora em fase de votação pública até ao próximo dia 30 de Setembro na plataforma electrónica do Orçamento Participativo de Arouca. Representa um investimento de 15 mil euros.

A proposta defende a implementação de um Espaço Jovem nas actuais instalações da FAJDA – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro sitas no bairro de S. Pedro, freguesia de Arouca e Burgo.

Os proponentes pretendem com esta proposta estabelecer igualdade para com outros municípios a nível nacional, por forma a que os jovens arouquenses passem a dispor de um espaço onde possam desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, obter acompanhamento psicológico por profissionais qualificados, desenvolver actividades artísticas e criativas, usufruir de um espaço de trabalho e de estudo onde possam reunir com os seus pares sem esquecer a vertente recreativa e de lazer.

“Com este projecto pretendemos encetar esforços no sentido de promover uma camada jovem mais activa e mais participativa na sociedade em que se insere”, refere o proponente Alexandre Duarte.

O projecto visa colmatar uma necessidade já há muito identificada pelos jovens arouquenses à qual o Município não tem conseguido dar resposta por falta de infra-estruturas próprias para o efeito. Através de uma parceria formalizada com a FAJDA, tornou-se possível prosseguir com a proposta nascida no workshop “How to create iniciatives to promote rural development”, promovido no passado mês de Abril pela Associação Pista Mágica com o apoio do Município de Arouca no âmbito do projecto REACTIVE YOUTHRural Entrepreneurship, Active Citizenship and Territories Identity Visibility through the Engagement of Youth.

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

“O Livro de Mansores” foi apresentado: «respira-se Mansores ao folhear as suas 730 páginas»

Obra magistral de José António Rocha foi divulgada na freguesia
Sociedade

‘4540 Jovem’ promove acção de reflorestação no Baldio do Viso

É compromisso desta associação acompanhar o crescimento das plantas e fazer a monitorização contínua da área
Sociedade

Banda Musical de Arouca, património vivo a caminho dos dois séculos

Presidente e maestro falaram ao RODA VIVA