Oitenta alunos de escolas da Normandia recebidos pelos seus parceiros arouquenses do 1º Ciclo

Oitenta alunos do 1º ciclo do ensino básico de duas escolas da Normandia estão em Arouca, de 19 a 23 de Maio, para dar continuidade ao projecto Erasmus que vem sendo partilhado com os seus parceiros das escolas básicas de Alvarenga, Canelas, Rossas e Arouca. A cerimónia de boas-vindas à comitiva francesa decorreu esta segunda-feira na Loja Interactiva de Turismo de Arouca, com a particularidade de ter sido apresentada por três crianças [foto] que comunicaram em português, francês e inglês. O intercâmbio, denominado PENPAL, entre as crianças das escolas arouquenses e as francesas de Lieurey e Saint Georges du Vièvre, já decorre há dois anos sob a forma de contactos a distância para partilha de experiências e conhecimentos, mas concretizou-se agora no terreno, fruto do estreitamento de laços entre os alunos e os professores dos dois países. Ana Silva Pradel, e o marido, francês, ambos professores do 1º ciclo, são os dinamizadores do projecto nas duas escolas francesas. De raiz arouquense por parte do pai, que era natural de Moldes, a docente luso-francesa conhece bem Arouca e também foi ganhando amizade com Odete Teixeira, professora arouquense que já participou em experiências pedagógicas naquelas escolas francesas.

Alunos franceses

«SÃO INTERCÂMBIOS QUE OS ALUNOS APRECIAM MUITO»

Motivações recíprocas fizeram avançar o projecto, que durante esta semana terá saudável desenvolvimento pedagógico, cultural e social das crianças. «Há muitos anos que estamos em aberturas internacionais com os nossos alunos. Eu, sendo daqui, e o meu marido, que também fala português, quisemos corresponder-nos com as escolas de Arouca. O projecto avançou, os nossos alunos aderiram muito bem à notícia de que iríamos ter esta experiência em Arouca, em Portugal. É um intercâmbio internacional que os alunos apreciam muito e que dá sentido àquilo que aprendem. É também uma oportunidade de eles se enriquecerem com novas experiências e novos conhecimentos e de desenvolverem a prática das línguas estrangeiras», explicou Ana Silva, dimensões da aprendizagem activa que foram corroboradas por Odete Teixeira, professora de Inglês. «Este intercâmbio está a ser muito positivo, está a decorrer há dois anos. Criamos mesmo um hino para o projecto, uma versão trilingue, em português, francês, inglês. É um projecto de muito crescimento. Para além dos recursos linguísticos, há sempre uma partilha cultural que permite conhecer os dois países. Um projecto Erasmus com alunos desta tenra idade no nosso agrupamento de Arouca é inédito, os alunos estão entusiasmados porque encontram agora, presencialmente, as crianças com quem se correspondiam», notou a docente arouquense. «A socialização, a interacção e o respeito entre as crianças, a compreensão das diferenças, o deixarem temporariamente os pais, as recordações que guardam destas partilhas são processos que favorecem o seu desenvolvimento», frisou ainda a professora Ana Silva.

ESCOLA E AUTARQUIA DERAM AS BOAS-VINDAS

A recepção aos parceiros franceses compõe-se ainda de um programa semanal que conta com o apoio de várias entidades e parceiros locais. A sessão de boas-vindas, seguida pela coordenadora do 1º CEB do AE Arouca, Raquel Duarte, e pelos professores das escolas envolvidas, fez-se de momentos musicais partilhados pelas crianças arouquenses e francesas envolvidas neste projeto Erasmus. No período de intervenções, a directora do AE Arouca, professora Amélia Rodrigues, a vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira e o vereador António Carlos Duarte sublinharam a relevância pedagógica e cultural da iniciativa que aproxima as escolas e as crianças dos dois países. Do programa de actividades constam visitas guiadas ao Museu Municipal, às Quintãs Equestrian Center, à Fábrica de Doces Conventuais, ao Parque da Ribeira, ao Museu das Trilobites, aos aquários Ornaqua, actividades culturais com o Rancho as Lavradeiras de Canelas, lanche com produtos locais fornecidos pela Arouca Agrícola, um piquenique no Largo Senhora dos Anjos, em Canelas, além de actividades lectivas em contexto escolar. Para casa os alunos levaram um dos livros editados pela Associação Geoparque Arouca, que esteve representada pela coordenadora executiva Daniela Rocha. No apoio à recepção esteve o curso profissional de Restaurante-Bar e Cozinha-Pastelaria da Escola Secundária de Arouca. MMS/RV (texto e fotos)

Alunos arouquenses receberam os seus parceiros
Professores parceiros
Intercâmbio internacional inédito decorre de 19 a 23 de Maio
Ana Silva Pradel e Odete Teixeira

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE