A comunidade paroquial de Santa Eulália de Arouca está a preparar-se para viver o Jubileu da Esperança (2025) e o 1720º aniversário do martírio da sua padroeira, Santa Eulália de Mérida (10 de dezembro de 2024), com um ambicioso programa de obras na sua igreja.
O património material e o património espiritual são matriz das nossas vidas. Na voragem do tempo, corremos o risco da degradação das instituições e do património que elas vão construindo.
Nesta paróquia não queremos correr o risco da degradação daquilo que configura a nossa identidade: somos uma paróquia, uma igreja local com séculos de história. Como representantes da paróquia, estamos atentos à responsabilidade que nos cabe relativamente a esse património.
A fim de que todos nos sintamos responsáveis por aquilo que é de todos, queremos dar conta das iniciativas que levamos a cabo necessárias à conservação da igreja paroquial e seus anexos. Iniciamos já uma intervenção de fundo na preservação da sacristia. Mas não podemos ficar por aqui. Muito mais há a fazer. Efetivamente correm riscos sérios de degradação lenta e profunda o soalho da igreja, bem como os seus altares laterais. Assumimos as nossas responsabilidades hoje, para não legar aos vindouros um património em muito mau estado.
Relativamente à sacristia, levamos já a cabo obras de renovação que restituíram ao espaço a dignidade que ele merece, obras já apreciadas e valorizadas por muitos paroquianos. Trata-se de um espaço anexo à igreja com profundas evocações da vida de muitos de nós e que nos fala de um passado de que somos continuadores e que queremos legar aos nossos vindouros. É neste espaço que guardamos a memória representada em fotografia dos vários párocos que orientaram a comunidade cristã, através de décadas. Aqui se encontram os arcazes onde se guardam os paramentos necessários para a atividade litúrgica. Aqui estão também expostas belas imagens de santos que queremos restaurar, um crucifixo com a imagem de Cristo, um lampadário, a par de peças de um valor estético e sentimental incalculável.
É claro que não queremos que o desvelo com que nos abalançamos à recuperação deste património seja apenas nosso. Colaboradores do pároco e representantes de toda a paróquia, queremos apelar a que não nos deixem assumir sozinhos responsabilidades que são de todos. Queremos, sem esquecer aqueles que já deram o seu contributo, apelar para o envolvimento efetivo de todo o povo de Santa Eulália.
Que todos os paroquianos assumam as suas responsabilidades. Como todos sabemos, estas intervenções requerem muitos recursos que, repartidos por todos, se tornam significativos do empenho de cada um e menos onerosos para aqueles que efetivamente estão a levar a cabo este esforço de renovação do património paroquial. A Paróquia de Santa Eulália, orientada para a missão que lhe cabe como comunidade local, acertará deste modo o passo com uma Igreja que vive tempos de renovação na procura de respostas para os novos e graves problemas que o mundo de hoje nos põe. Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos de Santa Eulália