Nuno Silva concluiu o mítico Dakar 2026

O motard arouquense concluiu ontem, sábado, a difícil, desafiante e mítica prova internacional Dakar Rally 2026. De 3 a 17 de Janeiro, o piloto natural da freguesia de Tropeço cumpriu, com o número 74, o exigente calendário competitivo constituído por um prólogo e 13 etapas, totalizando cerca de 8.000 km, dos quais aproximadamente 4.900 km foram cronometrados, com partida e chegada em Yanbu, Arábia Saudita. Nuno Silva foi um dos 27 portugueses participantes no longo percurso todo-o-terreno que se desenrolou integralmente na Arábia Saudita (7ª edição) e envolveu mais de 800 pilotos e navegadores de mais de 400 veículos, entre motos, carros, SSV e camiões. Nuno Silva terminou a dura competição no 85º lugar da classificação geral e na 74ª posição na categoria Rally 2.

SPORTARC: «UMA NOTÍCIA QUE NOS ENCHE DE ORGULHO!»
A Sportarc – associação Sport Club de Arouca – já manifestou a sua admiração e superior reconhecimento pela conquista alcançada pelo seu amigo e piloto. «Esta é uma notícia que nos enche de orgulho, a Sportarc, os amigos, a família e a nossa terra, Arouca, todos estivemos sempre com ele durante os dois anos de preparação e em especial nas últimas duas semanas. Somos grandes não só quando subimos ao pódio, mas também quando o nosso caminho é tão difícil que concluí-lo é uma prova de superação e um grande resultado obtido. No seu caminho, o Jorge Brandão foi um amigo e um companheiro de jornada até que uma fatalidade ocorrida no Rally du Maroc deixou esta última maratona para que o Nuno cumprisse sozinho o sonho dos dois, mas nunca sem estar acompanhado. Na adversidade o Nuno viu determinação e percebeu a responsabilidade que era ter que realizar o sonho dos dois numa só moto. Foi com certeza essa determinação, em correr também pelo Jorge, que ajudou a que o Nuno nunca perdesse o foco e chegasse ao fim deste caminho sem qualquer contratempo. Parabéns Nuno pela conquista da mais dura prova de Rally do mundo !!!», partilhou a Sportarc na sua plataforma de comunicação, recordando também a memória do companheiro de provas Jorge Brandão, piloto arouquense vítima de acidente fatal, em Marrocos, no passado mês de Outubro.

NRX COMPETITION: «ISTO É GIGANTE, UMA GRANDE EMOÇÃO!»
Nuno Silva concluiu um feito histórico que contou com o apoio técnico e preparação da NRX Competition, equipa que, na sua rede social, também já destacou a capacidade competitiva e a resiliência do piloto arouquense. «Isto é GIGANTE!!!! Nuno Silva acaba de finalizar o DAKAR! Um momento único, de alívio, de felicidade, de grande emoção!», reagiu a NRX Competition. «Chegar ao fim do Dakar não foi apenas cumprir um objetivo, foi atravessar um limite humano que poucos no mundo têm coragem de enfrentar, entraste naquele grupo raro de pessoas que não só sonham alto, mas que aguentam cada quilómetro até transformar o sonho em realidade», exultou a estrutura sobre o carácter, a humanidade e a resiliência do motard arouquense. «Sei que deves ter pensado no teu amigo todos os dias e sei com conhecimento de causa, que é um místico de inspiração, mas também de nostalgia e tristeza. Mas fizeste aquilo que define os verdadeiros pilotos, não misturaste as coisas, não desististe quando doía, não abrandaste quando o terreno te queria travar, não perdeste a cabeça quando a navegação apertou, e não deixaste que o cansaço falasse mais alto do que a tua vontade. Uma grande lição para todos de carácter, resiliência, disciplina e alma>>, realçou a empresa arouquense diante de um feito histórico que o próprio piloto também dedicou à memória do seu amigo e companheiro de equipa Jorge Brandão. MMS/RV (fotos: NRX Competition)

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Centro Juvenil Sub-18 fecha ‘final four’ no segundo lugar

Esgueira levou a melhor sobre a equipa arouquense na disputa da divisão B
Desporto

AVS 0-1 FC Arouca

Barbero, um golo solitário que soube muito bem
Desporto

Dérbi concelhio no sábado: Vila Viçosa recebe o líder Mansores no Estádio de Nespereira

Líder do campeonato sofreu o primeiro desaire à 10ª jornada