Nuno Cerca reconduzido como director do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

O investigador arouquense Nuno Cerca foi reconduzido por mais três anos como director do Centre of Biological Engineering (CEB) – Centro de Engenharia Biológica – da Universidade do Minho. O cientista, natural da vila de Arouca e antigo aluno da Escola Secundária de Arouca, é doutorado em Engenharia Biológica e Química e desenvolve a sua actividade de investigação em domínios associados às Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Biológicas, Microbiologia e Doenças Infeciosas. A nova direcção do CEB, liderada por Nuno Cerca, de 47 anos, já tomou posse e é constituída ainda por Ana Júlia Cavaleiro, Lígia Rodrigues e Mariana Henriques, equipa directiva «que continuará a fortalecer o compromisso com a excelência científica, a inovação e o impacto social da investigação realizada no CEB», refere a instituição universitária.

Cerimónia da tomada de posse na UM

O Centro de Engenharia Biológica é um centro de investigação localizado na Universidade do Minho (Braga), integrado no novo Laboratório Associado de Biotecnologia, Bioengenharia e Sistemas Microeletromecânicos e combina ciências fundamentais – Química, Bioquímica, Microbiologia e Biologia Molecular – com Ciências da Engenharia para obter produtos ou processos de valor agregado nas indústrias alimentícia, química, biotecnológica e ambiental. O CEB é uma unidade que visa ser uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de políticas de P&D e inovação nas áreas de Biotecnologia e Bioengenharia, Biomateriais, Ciências Biomédicas e da Vida, Ciências Ambientais e Agrícolas. MMS/RV (fotos: CEB/UM)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

APA considera proposta adequada e pede reforço da avaliação ambiental

Central Fotovoltaica de Arouca avança para a fase do Estudo de Impacte Ambiental. Em Alvarenga já funciona instalação equivalente desde o início de 2025
Sociedade

A Semana Santa em Fermedo

«A Igreja Matriz possui um altar-mor que é uma verdadeira obra de arte em esplendor»
Sociedade

Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão aberta ao público

«Alguns dos livros passíveis de consulta não são fáceis de encontrar nas bibliotecas públicas e alguns nem mesmo nas universitárias»