Não há tempestade que pare lobos e leões na luta pelos pontos

É ainda com muitas cadeiras disponíveis que o Estádio Municipal de Arouca recebe, este sábado, às 18h00, o 21º encontro entre FC Arouca e Sporting. O histórico de confrontos está do lado leonino, graças a 18 triunfos. Remonta a Outubro de 2022 a única vez em que os lobos, comandados por Armando Evangelista, derrotaram, por 1-0 (golo de João Basso), a equipa de Alvalade, então conduzida por Ruben Amorim.

Agora, muitos dos protagonistas são outros, num contexto em que a equipa arouquense consentiu apenas uma derrota nas últimas cinco jornadas. Os lobos de Vasco Seabra (13º lugar, 17 pontos) vêm de uma vitória (1-0) na Vila das Aves, o Sporting de Rui Borges (2º lugar, 45 pontos) regressa de uma vitória épica (2-1) sobre o campeão europeu Paris Saint-Germain.


RELVADO DO AROUCA É O TERCEIRO MELHOR DA LIGA

É num ambiente de Inverno, mas também no terceiro melhor tapete verde da Liga que FC Arouca e Sporting entrarão em campo. Os dados são oficiais e resultam da classificação semanal atribuída pela LPFP à qualidade dos relvados a cada jornada. Terminada a 1ª volta da Liga, o estádio do SL Benfica lidera com a nota máxima de 90 pontos, seguido do estádio José Alvalade, com 89.5, e o Municipal de Arouca, com 89 pontos, índice de nível superior obtido pelos arouquenses após as melhorias introduzidas pelo clube no Verão passado.


VASCO SEABRA «O SPORTING VAI QUERER DOMINAR E NÓS TEREMOS DE SER ALTAMENTE COMPETITIVOS»

Na antevisão ao jogo realizada esta sexta-feira, Vasco Seabra apontou as dificuldades do encontro, mas sublinhou o empenho da equipa para tentar travar um dos grandes do futebol português, numa época em que os confrontos anteriores com o trio de favoritos ao título terminaram com resultados para esquecer.

«A expectativa é sempre nós conseguirmos contrariar o poderio do Sporting e transformarmo-nos também em protagonistas. Nos últimos cinco jogos fizemos oito pontos, três deles com a baliza a zeros. Tudo isso são marcas do crescimento e da estabilidade da equipa.»

«O Sporting tem muita qualidade, tem talentos e tem um treinador que venceu a Liga na época anterior e acabou de vencer o campeão europeu. Estamos, portanto, perante um adversário muito motivado.»

«Quando jogamos contra as equipa grandes sabemos que temos de ser altamente competitivos. Não temos estado bem nos jogos frente aos grandes, mas não podemos estar com medo, temos as nossas capacidades, mesmo sabendo que o Sporting vai querer ser dominador.»


RUI BORGES: «ESPERO UM JOGO DIFÍCIL. TEMOS DE ESTAR FOCADOS»

Na segunda posição e em perseguição ao líder FC Porto, Rui Borges não quer perder pontos e apontou ao objectivo inequívoco da conquista da vitória em terras arouquenses.

«É um contexto diferente, uma exigência diferente, o adversário é diferente e pede outras coisas. É mudar esse ‘chip’ para as dificuldades do jogo em Arouca. Na UEFA Champions League ganhámos só três pontos, é certo que frente a um grande adversário. Mas o campeonato é que é a nossa Liga dos Campeões e será um jogo com uma exigência grande.»

«O Arouca é um adversário com uma ideia muito vincada, não muda, o seu treinador é fiel a ela e, na minha opinião, faz muito bem. As suas equipas são bem trabalhadas. Apesar de ser uma equipa com muitos golos sofridos, não sofre há três jogos e isso dita o seu crescimento. Está numa fase melhor. Temos de estar focados, será um jogo dificílimo.»

«Com neve ou sem neve, com chuva ou sem chuva, ambição e o querer ganhar têm de estar acima de tudo o resto. É essa a responsabilidade que temos de ter: ganhar e ponto final.»


FC AROUCA SEM PEDRO SANTOS E SEM DYLAN

Vasco Seabra tem ainda uma dúvida quanto à disponibilidade do lateral esquerdo Bas Kuipers, atingido por lesão na ronda anterior frente ao AVS. Certas são as ausências do médio Pedro Santos e do avançado Dylan Nandín, pelo que Vasco Seabra deverá incorporar um onze igual ou muito próximo daquele que venceu na Vila das Aves.


SPORTING JÁ CONTA COM HJULMAND

A comitiva sportinguista estagia desde ontem em Arouca. Ainda com vários lesionados, Rui Borges tem boa notícia no regresso do capitão Hjulmand ao onze, depois de ter cumprido um jogo de castigo. Também Pote e Diomande seguiram na convocatória para Arouca.


HÉLDER CARVALHO É O ÁRBITRO

O jogo será dirigido por Hélder Carvalho, categoria C1, da AF Santarém, acompanhado pelos árbitros-assistentes José Mira (AF Leiria) e Alexandre Ferreira (AF Aveiro). No VAR estarão Manuel Mota e Paulo Miranda, ambos da AF Braga. MMS/RV (foto: FCA)

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FC Arouca vai a votos a 22 de Fevereiro

Carlos Pinho preside ao clube vai para vinte anos
Desporto

Daniela Silva assinou pelo Real Oviedo de Espanha

Futebolista arouquense desvinculou-se do SC Braga e inicia primeira experiência no estrangeiro
Desporto

FC Arouca 1-2 Sporting

Bom jogo do 'Arouca' não merecia a desfeita de Luis Suárez. Barbero voltou a marcar