A professora catedrática arouquense, natural da freguesia de Chave, Maria de Lurdes Correia Fernandes foi eleita juíza da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda de Arouca, sucedendo no cargo ao cónego Arnaldo Pinho, ilustre arouquense da freguesia de Moldes falecido a 15 de Maio de 2025, com 82 anos.
Ex-vice-reitora da Universidade do Porto, investigadora e autora de dezenas de publicações científicas, entre livros e outros artigos publicados em revistas da especialidade, Maria de Lurdes Fernandes, de 67 anos, é actualmente professora catedrática aposentada do Departamento de Estudos Românicos e Clássicos e investigadora integrada do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras e vai assumir pela primeira vez a gestão da centenária instituição arouquense. A Assembleia Geral Eleitoral teve lugar no dia 9 de Novembro, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca.

Um valioso acervo patrimonial, religioso e cultural
«Todos os membros desta Irmandade – em especial os que acompanham mais de perto as suas actividades – reconhecem o papel que a RIRSMA tem desempenhado no domínio cultural e religioso. Graças ao empenho de todos, e em particular da sua Mesa Administrativa, Arouca preserva no Museu de Arte Sacra e na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão um valioso acervo patrimonial, religioso e cultural que constitui marca identitária do concelho», refere a introdução do plano de acção dos órgãos sociais recentemente eleitos para gerir os destinos da instituição nos próximos quatro anos (2026-2029). «Contudo, os desafios actuais exigem uma visão estratégica e um programa de acção capazes de potenciar os conhecimentos e as competências desenvolvidas, de reforçar a afirmação da RIRSMA a nível local, regional e nacional e de garantir a sua adequada adaptação às exigências do presente e do futuro», refere ainda a nota programática da única lista apresentada ao sufrágio. A instituição foi criada em 1886, no mesmo ano em que o Mosteiro de Arouca passou para o Estado português, após a morte da última freira do local e tem como objectivos nucleares preservar e divulgar o legado de Santa Mafalda e a riqueza cultural do Mosteiro de Arouca.

Honrar o legado e projectar o futuro
Pessoa colectiva religiosa sem fins lucrativos, a RIRSMA propõe-se, assim, respeitar um legado que conta quase 140 anos, mas também direccionar a estratégia de actuação em função dos desafios futuros, nomeadamente concretizar um amplo conjunto de eixos de intervenção nos âmbitos religioso e do culto, do património e da administração, orientados para a valorização e a projecção do património cultural e científico, o rejuvenescimento da Irmandade e a promoção do seu papel activo, o reforço financeiro, a modernização das estruturas e canais de comunicação, entre outras iniciativas de conservação e valorização do património e de interacção e aproximação à comunidade. Com a tomada de posse dos novos órgãos sociais marcada para o início do próximo mês de Janeiro, a vice-juíza e professora Maria Adelaide Peres assume interinamente a liderança da Mesa Administrativa. A RIRSMA foi galardoada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, no passado dia 2 de Maio.

CONFERÊNCIA “AS RELÍQUIAS, UM TESOURO DE MUITOS TEMPOS”
A RIRSMA realiza no próximo sábado, 22 de Novembro, uma conferência subordinada ao tema “As relíquias, um tesouro de muitos tempos”, com o Professor Doutor António Camões Gouveia (FCSH–UNL). O evento decorrerá a partir das 15h00, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca. «Uma oportunidade única para refletir sobre o valor histórico, espiritual e cultural das relíquias, verdadeiros tesouros que atravessam séculos de devoção e memória. A entrada é livre», informa a instituição. MMS/RV
ÓRGÃOS SOCIAIS 2026-2029
Mesa Administrativa
Juíza: Maria de Lurdes Correia Fernandes
Vice-juíza: Maria Adelaide Noites Peres
1ª Secretária: Angelina Maria Soares Noites
2ª Secretário: Mário Cardoso Freire
Tesoureiro: José Manuel da Silva Valente Morais
Vogal: Joaquim Alexandre de Oliveira e Silva
Vogal: Maria José Soares Noites
Suplente: Osório Alexandre Lopes Oliveira
Suplente: Jorge Manuel Moreira Gonçalves
Assembleia Geral:
Presidente: Albano de Pinho dos Santos
Vice-presidente: Maria Bernardete Blanche Pereira Pinto Mendes
Secretária: Margarida Maria da Silva Rodrigues
Suplente: Teresa Maria dos Santos Almeida Sousa
Conselho Fiscal:
Presidente: Carlos de Sousa Teixeira de Brito
Vogal: Arnaldo Portas Alves Brito Lhamas
Vogal: Maria Cristina de Oliveira Saavedra
Suplente: Manuel Artur de Almeida Miler