Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O folclore, as sonoridades tradicionais, a cultura popular, o canto e a dança estiveram em destaque na 39.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca, que decorreu de 15 a 17 de Agosto, com actividades na freguesia de Moldes e no centro da vila.

O festival começou com um espectáculo pelo Grupo de Cavaquinhos do Porto, no Centro Cultural e Recreativo de Moldes, que comprovou a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses.

No segundo dia, a 16 de Agosto, a Praça Brandão de Vasconcelos acolheu o espectáculo de música tradicional com o grupo Chulada da Ponte Velha, um projecto que resulta do interesse de vários músicos em retomar e fundir as práticas musicais do passado com o presente, em especial as chulas dos descantes do Douro, e que pôs os presentes a dançar ao som dos bombos, ferrinhos, violas populares como a braguesa e a amarantina, da rabeca chuleira e do violão ponteado.

O sábado, dia maior do 39.º Festival Internacional de Folclore de Arouca, começou às 18h30 com um desfile etnográfico pelas principais ruas da vila. À noite, a festa fez-se no Terreiro de Santa Mafalda, com o espectáculo de folclore. Num enquadramento arquitectónico singular, subiram ao palco, além do Conjunto Etnográfico de Moldes, grupos representativos da região Norte do país, como o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade (Resende), o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique (Porto), fundado pelo poeta e folclorista Pedro Homem de Mello, os Pauliteiros de Miranda (Miranda do Douro) e o Rancho Regional de Fânzeres (Gondomar). A dimensão internacional foi assegurada pelo Grupo de Promoción del Folklore Extremeño “Caramancho”, de Badajoz, Espanha.

Os grupos foram solenemente recebidos nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da direcção do Conjunto Etnográfico de Moldes, Isidro Castro, da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, e do presidente da Junta de Freguesia de Moldes, José Costa. A sessão foi abrilhantada com uma das mais belas manifestações da cultura popular, o canto polifónico, pelas cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes.

O 39.º Festival Internacional de Folclore de Arouca foi coorganizado pelo Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses e pelo Município de Arouca, com o apoio da Junta de Freguesia de Moldes e do Centro Cultural e Recreativo de Moldes.

Outros Artigos de Interesse

Ensino Sociedade

Agrupamentos de Escolas de Escariz e de Arouca restringem posse e uso de telemóveis no espaço escolar

Os riscos de assédio digital e a falta de concentração estão cada vez mais presentes em crianças e jovens
Sociedade

Ano lectivo na ASARC arranca a 24 de Setembro

Caminhada Nacional Sénior marca o início das actividades da Academia
Sociedade

Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos