Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O folclore, as sonoridades tradicionais, a cultura popular, o canto e a dança estiveram em destaque na 39.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca, que decorreu de 15 a 17 de Agosto, com actividades na freguesia de Moldes e no centro da vila.

O festival começou com um espectáculo pelo Grupo de Cavaquinhos do Porto, no Centro Cultural e Recreativo de Moldes, que comprovou a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses.

No segundo dia, a 16 de Agosto, a Praça Brandão de Vasconcelos acolheu o espectáculo de música tradicional com o grupo Chulada da Ponte Velha, um projecto que resulta do interesse de vários músicos em retomar e fundir as práticas musicais do passado com o presente, em especial as chulas dos descantes do Douro, e que pôs os presentes a dançar ao som dos bombos, ferrinhos, violas populares como a braguesa e a amarantina, da rabeca chuleira e do violão ponteado.

O sábado, dia maior do 39.º Festival Internacional de Folclore de Arouca, começou às 18h30 com um desfile etnográfico pelas principais ruas da vila. À noite, a festa fez-se no Terreiro de Santa Mafalda, com o espectáculo de folclore. Num enquadramento arquitectónico singular, subiram ao palco, além do Conjunto Etnográfico de Moldes, grupos representativos da região Norte do país, como o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade (Resende), o Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique (Porto), fundado pelo poeta e folclorista Pedro Homem de Mello, os Pauliteiros de Miranda (Miranda do Douro) e o Rancho Regional de Fânzeres (Gondomar). A dimensão internacional foi assegurada pelo Grupo de Promoción del Folklore Extremeño “Caramancho”, de Badajoz, Espanha.

Os grupos foram solenemente recebidos nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da direcção do Conjunto Etnográfico de Moldes, Isidro Castro, da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, e do presidente da Junta de Freguesia de Moldes, José Costa. A sessão foi abrilhantada com uma das mais belas manifestações da cultura popular, o canto polifónico, pelas cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes.

O 39.º Festival Internacional de Folclore de Arouca foi coorganizado pelo Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses e pelo Município de Arouca, com o apoio da Junta de Freguesia de Moldes e do Centro Cultural e Recreativo de Moldes.

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Junta organiza convívio sénior para Arouca e Burgo

O programa incluiu um almoço seguido de animação musical
Sociedade

Tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica de Arouca

Alexandre Duarte lidera elenco para um mandato até 2028
Sociedade

Excelência, Mérito e Comunidade celebrados no Agrupamento de Escolas de Escariz

A edição de 2025 reforçou, uma vez mais, a importância da união entre escola, famílias e parceiros locais