FC Arouca e Sporting já se defrontaram por 18 vezes em todas as competições. Para a Liga, o encontro deste sábado será o 16º e o histórico de resultados favoráveis está quase todo do lado do actual líder do campeonato. As excepções vão para 2022/2023, época em que os lobos empataram no Estádio José Alvalade (1-1) e venceram em Arouca por 1-0. A atravessar um bom momento de forma (apenas uma derrota nos últimos oito jogos), o FC Arouca subiu ao 12º lugar e mede forças com a equipa leonina, que nos últimos 34 jogos em casa, para o campeonato, perdeu apenas uma vez.
VASCO SEABRA «SPORTING MUITO DIFÍCIL, MAS, OBVIAMENTE, TENTAREMOS VENCER O JOGO»
Diante de um Sporting que conta com várias unidades lesionadas, Vasco Seabra reiterou, na conferência de antevisão ao jogo, a força da equipa leonina e as grandes dificuldades que irá causar no jogo, mas promete o melhor empenho dos lobos na busca de um resultado positivo.
«O Sporting é o líder do campeonato, por isso é uma equipa muito difícil de defrontar e vamos ter que estar no nosso limite. Temos noção de que vamos ter que sofrer em alguns momentos. Mas também vamos ter momentos em que queremos fazer o Sporting sofrer.»
«O Sporting vai querer muito ganhar o jogo, quer continuar em primeiro lugar, quer dar alegrias aos adeptos, mas acredito naquilo que nós estamos a fazer e, independentemente do que acontecer, aquilo que eu quero é que a minha equipa compita, que sinta que tem personalidade e que assume essa personalidade, obviamente tentando vencer o jogo.»
RUI BORGES: «AROUCA É BOA EQUIPA, MAS NÓS SOMOS O SPORTING»
O treinador do Sporting, Rui Borges, teceu vários elogios à equipa arouquense, mas apontou ao favoritismo do campeão nacional diante dos lobos de Arouca.
«O Arouca é uma equipa também à imagem do seu treinador, o qual admiro. Muito bem organizados, gostam de jogar, de valorizar o jogo, tentam dividir o jogo. É uma equipa que tem vindo a crescer nesse sentido, a aprimorar comportamentos. Muito dinâmicos, com bons jogadores, tomadas de decisão, uma ideia de jogo clara.»
«Compete-nos manter o nosso caminho e ser competentes. Acredito que será um bom jogo, contra um bom adversário, mas temos de ser Sporting, ganhar e manter distâncias.»
AROUCA NA MÁXIMA FORÇA, LEÕES DEBILITADOS
FC AROUCA: À excepção de Galovic, ainda lesionado, será um Arouca na máxima força aquele que vai entrar em Alvalade.
Equipa provável: Mantl, Esgaio, Chico Lamba, Fontán, Weverson, David Simão, Fukui, Gozálbez, Sylla, Trezza e Henrique Araújo.
SPORTING: O treinador Rui Borges anunciou o regresso do potente ponta de lança Gyökeres à convocatória, mas nem tudo são rosas já que Morita, Nuno Santos, Geny Catamo e Pedro Gonçalves estão lesionados; Diomande e Matheus Reis foram expulsos no Dragão e cumprem castigo.
Equipa provável: Rui Silva, Fresneda, St. Juste, Inácio, Maxi Araújo, Jorge Simões, Hjulmand, Bragança, Trincão, Quenda e Harder.

MIGUEL NOGUEIRA É O ÁRBITRO
O jogo será dirigido por Miguel Nogueira, árbitro internacional, de 31 anos, da AF Lisboa. No VAR estarão Fábio Melo e Sérgio Jesus, ambos da AF Porto MMS/RV (foto: SCP)