Invasão leonina vai marcar a tarde desta sexta-feira em Arouca, para acompanhar o campeão nacional e líder do campeonato no 15º jogo entre lobos e leões, um duelo que terá lotação esgotada nas bancadas do Municipal de Arouca. Um encontro muito difícil para a equipa arouquense [apenas uma vez venceu, por 1-0, a formação de Alvalade, era Armando Evangelista o treinador] que chega à 5ª ronda do campeonato com apenas três pontos, contrastando com os 12 já angariados pela vitorioso grupo de Rúben Amorim.
GONZALO GARCÍA E A MARCAÇÃO ESPECIAL A GYÖKERES: «PARA QUÊ? HÁ MUITOS OUTROS PARA MARCAR»
Na antevisão ao encontro, o treinador do FC Arouca, Gonzalo García, que pela primeira vez defronta um grande do futebol português, reconheceu a força futebolística dos visitantes, mas confia na determinação dos seus pupilos para lutar pelo melhor resultado.
«Estes jogos são sempre especiais. O Sporting trabalha há muito tempo com o mesmo treinador. Tem um perfil de jogo consolidado, defende bem, é muito pressionante, dinâmica no ataque e com jogadores rápidos no ataque à profundidade.»
«Não vou dizer aqui como vamos jogar. A nossa equipa tem uma identidade e temos que a manter. O Sporting tem uma qualidade individual extraordinária e, obviamente, teremos que fazer alguns ajustamentos para pormos em jogo a nossa ideia de jogo.»
[Marcação especial a Gyökeres?] «Para quê? No Sporting há sempre vários jogadores para marcar! Nas minhas equipas nunca usei marcações especiais. Temos é que estar bem organizados colectivamente.»
«Cristo tinha qualidades únicas, mas, agora que não está presente, temos que nos adaptar. No plantel existem outras soluções para abordar o jogo. É nisso que tenho que pensar para termos uma boa equipa.»
RÚBEN AMORIM: «O AROUCA MANTÉM UMA CARACTERÍSTICA: GOSTA DE TER BOLA»
«O Cristo e o Mujica tinham impacto muito grande na capacidade ofensiva da equipa. O Cristo é um jogador de grande qualidade técnica e vai fazer muita falta. Mas é o mercado… O ataque à profundidade do Mujica era muito bom, mas eu acho que o Henrique (Araújo] também tem isso e, portanto, a característica mantém-se.»
«O FC Arouca é uma equipa que mantém uma característica: gosta de ter bola, gosta de pressionar, fez um grande campeonato no ano passado, o David Simão não pode ter muito espaço porque lança a equipa e eles atacam bem a profundidade. Tenho a certeza que vai ser um jogo muito difícil e nós estaremos preparados para o jogo.»
«Queremos muito ser bicampeões, porque não somos há 70 anos.»
DÚVIDAS E BAIXAS
FC AROUCA: Regressado da Seleção da Guiné-Conacri apenas nas vésperas do jogo com o Sporting, o médio Sylla não é ainda uma certeza no onze inicial da equipa, que também não poderá contar com os lesionados Quaresma, Galovic e Kouassi. Um Arouca que não deverá fugir muito do onze que defrontou o Rio Ave, sendo que subsiste a dúvida sobre quem recairá a missão de substituir o anterior talento da equipa, Cristo González.
SPORTING: A lista de indisponíveis tem quatro nomes: Kovačević, St. Juste, Rafael Nel e Diogo Pinto. Quanto ao recente reforço Conrad Harder, Rúben Amorim admitiu a possibilidade de o avançado dinamarquês ser convocado para Arouca.
JOÃO PINHEIRO É O ÁRBITRO
O jogo será dirigido pelo árbitro internacional João Pinheiro, da AF Braga. No VAR estarão João Gonçalves (AF Porto) e Ângelo carneiro, da AF Vila Real. MMS/RV