Livro “50 Abris” na celebração da Liberdade nos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz

Depois de ter sido apresentado ao público, na Biblioteca Municipal de Arouca (Outubro de 2024), o livro “50 Abris”, da Truz Truz Editora, foi divulgado ontem, 24 de Abril, nas escolas-sede dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz. Na iniciativa de comemoração do 25 de Abril dirigida aos jovens estudantes estiveram, nas respectivas escolas, as professoras bibliotecárias Adelaide Peres e Manuela Barbosa, e os representantes do Município de Arouca, Isabel Bessa, directora da Biblioteca Municipal, e a vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira.

A obra é um encontro de reflexões sobre o que é a Liberdade e é composta por 50 textos e 50 ilustrações, um trabalho inédito que junta autores, artistas e utentes de 28 instituições sociais do grande Porto e que foi criado para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Um livro para sempre pelos valores que transmite, um livro para todas as idades que resulta de um projecto coletivo, redigido em diferentes géneros literários – prosa, poesia, teatro e ensaio.

«Pretendemos dar palco àqueles que não têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, quisemos ouvir e escrever sobre o que é para eles a liberdade», frisou Sara Brandão, jovem já com substancial percurso académico, representante da editora e um das principais mentores do projecto materializado na obra que foi agora oferecida às bibliotecas escolares. Na apresentação escolar esteve ainda Luisa Portugal, jovem da freguesia de Chave, ex-aluna do AE de Escariz, mestranda em ilustração, edição e impressão, e colaboradora na obra “50 Abris”. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Para um amigo

Padre José Pedro Novais publica homilia que proferiu nas exéquias de Toni Coelho
Sociedade

Cláudia Motta, do Centro Europe Direct, abordou os 40 anos de Portugal europeu na ESA

Projecto visa consciencializar os jovens para os valores de cidadania europeia
Sociedade

Biblioteca Municipal de Arouca continua a funcionar provisoriamente no Mosteiro

Obras duram há catorze meses