Lions Clube de Arouca celebrou 35º aniversário

O Lions Clube de Arouca encerrou o seu ano lionístico em festa, comemorando no domingo 30 de Junho, 35 anos de serviço à comunidade arouquense, valorizados pelas acções que se desenvolveram, para quem o lema “servir e não servir-se” é objectivo sempre presente, com a certeza de servir o próximo em acções concretas de solidariedade.

O presidente, após a saudação às bandeiras e aos presentes, procedeu à apresentação da invocação, da leitura do código de ética e fez saber quais as grandes iniciativas que o Clube anualmente leva a efeito. «Entre todas se realça, sem dúvida, as “colheitas de sangue”, acções que se desenvolvem em 13 das 16 freguesias do concelho de Arouca e durante as quais se recolhem centenas e centenas de litros de sangue que revertem a favor de todos quantos em hospitais públicos e não só, necessitam desta “gota de sangue” que é transmissora de vida (próximas colheitas em anexo). Tivemos ainda a campanha de recolha de alimentos, com os quais apoiamos 67 famílias carenciadas, com a colaboração das Conferências Vicentinas de Arouca, Burgo, Chave, Rossas, Santa Eulália e Urrô; e a campanha de recolha de óculos usados para posterior reciclagem e reutilização; atribuição de uma bolsa de estudo a uma aluna universitária assaz carenciada; participação e colaboração em acções de carácter local e nacional».

Estiveram presentes vários convidados sendo de salientar a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Cláudia Oliveira, o Governador do Distrito 115 Centro Norte, CL Eduardo Fernandes, do 1º vice-governador CL Manuel Ferreira e o presidente da FAS-Portugal (Federação das Associações de Dadores de Sangue) Paulo José Rosa Cardoso. «Salienta-se ainda a presença dos Lions Clubes que nos visitaram e honraram com a sua presença: Lions Clube de Águeda, Bairrada, Bragança, São João da Madeira, Senhora da Hora, Vale de Cambra, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia».

Momento alto «e de enriquecimento para o nosso Clube», foi a entrada de quatro novos ‘companheiros’ que vieram enriquecer e valorizar o quadro social: Cláudia Soares, Ana Maria Pinto, Jorge Oliveira e António Outor, apadrinhados pelo presidente do clube (foto).

Após a entrega de lembranças, tiveram lugar as intervenções dos convidados. O presidente da FAS-Portugal realçou a importância da promoção das dádivas de sangue, benévolas e solidárias, com a captação de novos dadores, que procuram fazer a diferença, todos os dias, na vida de muitos doentes.

Seguiu-se a alocução da vice-presidente da Câmara Municipal, que em nome do município, destacou os 35 anos de «resiliência e persistência» que mostram que o Clube «está vivo, e que dá mostras da sua importância na comunidade, com trabalho e com serviços prestados».

Ao usar da palavra, o CL governador salientou a forma como os clubes Lions, entre os quais o Lions Clube de Arouca, procuram, voluntariamente, deixar «a sua marca nas vidas que tocamos, nas comunidades em que servimos e no mundo que compartilhamos». Aproveitou ainda a ocasião para entregar o certificado de reconhecimento por parte do Lions Clubs International (a maior organização de serviço no mundo) ao CL José Quaresma, pelos seus 35 anos de serviço lionístico, bem como ao CL Manuel Costa, que completa em 2024 vinte anos de serviço, em prol do mesmo objectivo.

Seguiu-se a partilha do bolo de aniversário e antes do encerramento, o CL presidente deu a conhecer a constituição da nova Direcção para o ano lionístico 2024-2025: Presidente José Quaresma; Secretário Anabela Rocha; Tesoureiro Mário Freire e Directora Social Lizete Tavares.

Houve ainda, antes da despedida, troca de lembranças entre o governador do Distrito 115 Centro/Norte e o presidente do Lions Clube de Arouca.

Outros Artigos de Interesse

Cultura Sociedade

Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Sociedade

Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos
Cultura Sociedade

‘Balas e Bolinhos IV’ vai ser o cabeça-de-cartaz do Arouca Film Festival 2024

Luís Ismael, realizador e actor da película, falou com o RV