O guarda-redes João Valido e o capitão da equipa de juvenis do FC Arouca, Afonso Almeida, estão em destaque da 4ª edição da Revista Lobos, a publicação multimédia de consulta livre, editada pelo departamento de comunicação do clube.
Optimismo em três frentes: diabetes, futebol e universidade
Natural de Setúbal, onde defendeu as cores do clube sadino e se notabilizou como o melhor guarda-redes da Liga 3, João Valido, agora com 24 anos, está a cumprir a terceira época em Arouca, no clube onde continua a crescer em busca de uma oportunidade de consolidação de um lugar na baliza. «A vinda para o FC Arouca foi claramente o melhor passo que podia ter dado na minha carreira», confessa o guarda-redes, que esta época mede forças com os companheiros de baliza, Nico Mantl e Thiago Rodrigues. Apesar de conviver com a doença da diabetes desde os primeiros anos de vida, João Valido encara a condição com normalidade e aponta aos benefícios da prática desportiva: «Uma pessoa diabética é também uma pessoa normal. Não influencia em nada o meu dia a dia. Para quem tem diabetes, fazer muito desporto, como eu sempre fiz, é crucial», sublinha o profissional do FC Arouca, que, além das balizas, procura também defender o futuro, conciliando com o futebol a frequência de estudos superiores em Gestão do Desporto, na Universidade da Maia.
O plantel sénior como horizonte
Juntar positivamente o futebol e os estudos é também a tarefa semanal do capitão da equipa de sub-17, Afonso Almeida. Com 16 anos e estudante do 11º ano no curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Arouca, o jovem arouquense, residente na freguesia de Várzea, aponta responsavelmente aos progressos nos estudos e no futebol. Jogador da linha média, que tem conhecido outras polivalências no terreno de jogo, o capitão elege Ivo Rodrigues como o seu jogador preferido e não esconde o objectivo pessoal de um dia «conseguir fazer parte do plantel sénior».
A chegada de Vasco Seabra ao leme do plantel, uma série de “curtas” com o central Popovic e o cinco ideal de Morlaye Sylla são mais algumas das revelações do 4º número da publicação do FC Arouca. MMS/RV (fotos: Pedro Fontes/FCA)