Irmãs gémeas arouquenses em missão humanitária em África

Carolina e Leonor Sousa Soares (ao cimo na foto), irmãs gémeas arouquenses de 21 anos, desde que entraram na universidade, foram sempre fazendo opções de voluntariado e sempre tiveram vontade de se desafiarem encarando o voluntariado como um dos seus objectivos de vida. Durante a licenciatura o foco foi terminar os estudos e entrar no mestrado, e depois investir nestes sonhos não menos importantes. Tiveram conhecimento através de colegas que a associação GAS’África – Grupo de Acção Social em África e Portugal – realizava missões e, desde Outubro, começaram a fazer formação com apoio dos seus pais para perceber se tinham capacidade para enfrentar tal desafio, partindo para o terreno numa missão.

Esta formação começou com doze jovens, tendo sido escolhidos quatro. No dia quinze de Maio tiveram conhecimento que tinham sido escolhidas. De Janeiro até Maio fizeram angariação de fundos, material médico e escolar, para levar na missão que lhes fosse proposta.

A missão tem a duração de dois meses, e durante esse período darão formação a adultos, crianças e jovens na respectiva área de intervenção, ou seja, nos Salesianos de N´dalatando, na província de Kuanza Norte (Angola).

A Casa Salesiana conta com um centro de formação profissional (Línguas, Informática, Contabilidade), escola primária e do primeiro ciclo, com cerca de 800 alunos. «O MJS (Movimento Juvenil Salesiano) tem muita vitalidade, com cerca de 900 jovens, e agora com mais estas quatro jovens, onde se incluem as nossas arouquenses, que irão, sem dúvida, enriquecer ainda mais o MJS local e trazer para nós uma mais-valia de conhecimento para partilharem com os nossos futuros ADS de Arouca. Aguardamos que assim seja. D. Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora estarão com elas», conta Victor Cruz, elemento local do MJS.

«Estas duas jovens nasceram num contexto família salesiano, com interesse em perceberem a obra salesiana e D. Bosco (Pai e Mestre dos Jovens). A mãe, e alguns familiares frequentavam o Centro Juvenil e o avô, João Sousa, mais conhecido pelo “Sousa do Notário”, assumiu a presidência do Centro Juvenil Salesiano de Arouca em Fevereiro de 1981, aquando da constituição da Associação mas, nos anos anteriores, já frequentava, como tantos outros, o Oratório e o Centro Juvenil que funcionavam no Colégio Salesianos de Arouca no Convento de Arouca».

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Arqueologia: Monumento “único” no concelho fora da rota Iter Hominis

Está neste momento a degradar-se, e quem sabe, até ao desaparecimento total
Sociedade

Encontro de Janeiras de Arouca encheu auditório

O frio que se fazia sentir nessa noite não impediu que o público comparecesse
Sociedade

Furtou material de construção civil e foi constituído arguido pela GNR

Homem de 31 anos interceptado no concelho de Arouca