Intercâmbio entre alunos do AEE e alunos da Sicília

No ano lectivo anterior, um grupo de cinco alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas de Escariz (AEE) esteve na Catânia, Sicília (Itália), numa mobilidade Erasmus+. De destacar que esta foi a primeira mobilidade de alunos realizada pelo AEE, que o grupo foi recebido de forma muita calorosa e emotiva e a experiência na Catânia foi muito rica e completa. 

Esta mobilidade implicava reciprocidade, ou seja, este ano lectivo, foi a vez do AEE acolher o grupo da Catânia e foi isso que aconteceu entre os dias 28 e 30 de Abril. Assim, durante estes dias, a equipa Erasmus+ do Agrupamento procurou proporcionar uma imersão completa, que ajudasse este grupo a expandir horizontes e a aprender de forma prática e divertida.

Os alunos e professores sicilianos assistiram a aulas especialmente planeadas para eles, realizaram actividades de sustentabilidade ambiental e visitaram o Arouca Geopark. Estiveram na Ponte 516 Arouca, fizeram canoagem no rio Paiva, passearam na Serra Freita e subiram à torre meteorológica. No último dia, visitaram o Museu Municipal onde tiveram direito a uma visita guiada que permitiu conhecer o território na sua globalidade e esplendor, a sua história, geologia, biodiversidade, património natural e histórico e tradições. 

Todas as actividades Erasmus+ contam com a colaboração do Município, que havendo possibilidade, oferece transporte, refeições na cantina e entradas na Ponte e no Museu. Outro organismo importante é o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca, nomeadamente o professor Luís Coelho que aceita, prontamente, as solicitações do AEE e tem conseguido proporcionar experiências memoráveis aos parceiros Erasmus com as actividades de canoagem e rafting. «O Agrupamento agradece estas parcerias que têm possibilitado desenvolver projectos muito ricos, que permitem desenvolver e aprofundar competências com foco no património, na biodiversidade, na sustentabilidade, na geodiversidade e na interculturalidade. As mobilidades Erasmus são uma oportunidade única para os alunos desenvolverem não apenas competências académicas, mas também pessoais».

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE