O Centro Juvenil Salesiano de Arouca foi a votos na sexta-feira e elegeu, por unanimidade, a nova direcção, agora liderada pela psicóloga arouquense Inês Rocha de Andrade. Herdeiro dos ideais de D. Bosco e do Oratório (1962) do antigo Colégio Salesiano de Arouca, o Centro Juvenil viria a constituir-se como associação cultural e recreativa em 1981. Decorridos 44 anos da sua fundação, Inês Rocha de Andrade sucede a Pedro Miguel Pinto no cargo directivo e é a primeira mulher a tomar a liderança desta associação de referência no município de Arouca.
Os novos órgãos sociais para o biénio 2025/2027 já tomaram posse, destacando-se ainda a forte componente feminina na constituição do elenco dirigente. Pedro Daniel Teixeira e António Augusto Teixeira presidem à Assembleia Geral e ao Conselho Fiscal, respectivamente. Além de outras valências de intervenção na comunidade, o CJS Arouca dispõe de um largo leque de oferta desportiva para crianças e jovens, nas modalidades de futebol, basquetebol, voleibol, ginástica acrobática, natação, ténis e atletismo.

«SABEMOS BEM A IMPORTÂNCIA QUE A ASSOCIAÇÃO TEM PARA AROUCA E PARA OS AROUQUENSES»
RODA VIVA conversou em primeira mão com a nova presidente do Centro Juvenil, associação com sede na vila de Arouca que tem o estatuto de Instituição de Utilidade Pública desde 2018.
«Eu já integrava a direcção, embora com outro papel, e, em contactos com a direcção anterior, fomos trabalhando a ideia de assumir este projecto, para o qual são precisos muito empenho e muita motivação. Sabemos bem a importância que a associação tem para Arouca e para os arouquenses», começou por dizer a jovem profissional de Psicologia, que é também especialista em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano.
Inês Rocha apresentou-se determinada em levar a bom porto os objectivos da associação, destacando também a mudança de mentalidades que tem favorecido a presença de mulheres em órgãos de decisão.
«Felizmente que há mudanças de mentalidade. A mulher tem vindo a ter cada vez mais destaque na vida profissional e a ter mais voz na sociedade – e isso é muito importante. Não faltam exemplos de que as mulheres são capazes. Não é à toa que juntamos nesta direcção várias mulheres jovens que terão de conciliar a sua vida profissional com a missão que agora adoptam na gestão do Centro Juvenil. Fico agradecida pelo próprio Centro Juvenil ter confiado em tantas mulheres para liderarem a associação. É um ponto muito forte e que, certamente, fará diferença nesta nova liderança», sublinhou.

NOVOS PROJECTOS NA FORJA
Já por dentro dos valores e da identidade do emblema, da grande logística e da dinâmica que semanalmente fazem a natureza do Centro Juvenil, a nova líder da associação tem já o plano de trabalho idealizado e aponta a novos projectos de desenvolvimento das crianças e da comunidade. «Sabemos que o ponto forte do Centro Juvenil é a parte desportiva e temos já definidas funções no interior da direção para que possamos proporcionar um acompanhamento de proximidade a cada modalidade. Mas, até derivado da minha formação na área da Psicologia da Educação, acho importante que possamos também apostar em alguns projectos sociais que tragam benefícios às nossas crianças. Embora seja muito conhecido pelo desporto, o Centro Juvenil tem outros projectos alocados que têm fluido muito bem [por exemplo, dirigidos à população sénior] e esse é também um dos nossos pressupostos. Queremos continuar a trazer dinâmica, não só à questão desportiva, mas também a projectos relacionados com as questões emocional e relacional das crianças. Hoje é importante falarmos destes temas e queremos inovar neste aspecto», explicou a dirigente.
«Somos uma direcção jovem. Com a confiança e com o apoio da nossa estrutura, dos atletas, dos pais, dos associados e dos nossos parceiros, acredito que o trabalho do Centro Juvenil vai fluir bem», frisou a presidente da direcção ontem eleita.
Do programa de objectivos da direcção constam ainda vários procedimentos no sentido de optimizar as vertentes comunicacional, organizativa, logística e financeira da organização. MMS/RV
CJSA – ÓRGÃOS SOCIAIS 2025/2027
DIRECÇÃO
Presidente: Inês Rocha de Andrade
Vice-presidentes: Carolina Almeida, Sofia Almeida, André Teixeira, Pedro Luís Pinto, Maria Brandão Rocha, Miguel Correia, Tomás Gonçalves, Eva Teixeira, Sebastião Ribeiro, Guilherme Lopes
Secretário: Juliana Almeida
Tesoureiro: Ana Filipa Saavedra
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Pedro Daniel Teixeira
Vice-presidente: Miguel Ângelo Ferreira
Secretário: Carlos Manuel Teixeira
CONSELHO FISCAL:
Presidente: António Augusto Teixeira
Secretário: Pedro Rocha
Relator: José Leite