Inclusão da criança autista foi o tema das Jornadas de Educação do AEA

Mais de duas centenas de professores, educadores e terapeutas participaram nas Jornadas de Educação 2025 do Agrupamento de Escolas de Arouca. Realizadas anualmente, as Jornadas de Educação são pontos de encontro para analisar questões de natureza educativa, promover o conhecimento e a partilha de experiências e boas práticas por forma a capacitar os profissionais das melhores estratégias para promover o sucesso escolar e a inclusão, num contexto de fortes alterações socioculturais e tecnológicas que colocam às escolas contemporâneas desafios cada vez mais prementes e complexos.

A edição deste ano, realizada no dia 27 de Janeiro, na Loja Interactiva de Turismo, privilegiou o tema do autismo e a inclusão de crianças e jovens autistas, cujo número tem aumentado nas escolas, exigindo estratégias adequadas na forma de lidar com elas. Para desconstruir o autismo, ajudar a perceber todas as suas dimensões e implicações, bem como difundir orientações e boas práticas de acompanhamento e inclusão, a formação foi orientada pela especialista em questões da educação e do autismo, Noélia Coleta, que esteve acompanhada pela psicóloga Joana Sousa e pela professora da Educação Especial Ester Sarabando, em representação do agrupamento. Presidiram às Jornadas de 2025 a directora do AE Arouca, Amélia Rodrigues, e o director do Centro de Formação AVCOA, José Rosa.

A evolução das teorias explicativas do autismo, as características e o desenvolvimento da criança e do jovem autista, as questões do diagnóstico e da intervenção, a relevância da formação de professores, pais e alunos, dificuldades, orientações e boas práticas para lidar com a complexidade do autismo compuseram o importante índice de assuntos abordados. MS

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

AE Arouca recebe parceiros da Grécia, Itália e Noruega

Dinâmica internacional do Programa Erasmus Escolar
Sociedade

Ministério da Cultura investe em obras de renovação da Capela-Mor do Mosteiro de Arouca

Empreitada acima de meio milhão de euros
Sociedade

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arouca condenado por corrupção

Victor Brandão e a instituição social com pena de prisão suspensa e multa