Gil Vicente 1-1 FC Arouca

33ª jornada

10 de Maio 2025

Estádio Cidade de Barcelos

Espectadores: 6819

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga), auxiliado por Sérgio Jesus e João Macedo.

VAR: Rui Silva (AF Vila Real).


Gil Vicente – Andrew Ventura; Zé Carlos, Marvin, Buatu e Mutombo; Cáseres (João Teixeira, 82) e Bamba; Félix Correia, Santi García e João Marques (Bermejo, 78); Pablo Felipe (Aguirre, 82).

Suplentes não utilizados: Brian Araújo, Kazu, Gui Beleza, Diogo Costa, Carlos Eduardo e Mboula.

Treinador: César Peixoto


FC Arouca – João Valido; Alex Pinto, Chico Lamba, Popovic e Weverson; Pedro Santos e Sylla, Jason (Loum, 88), Mansilla (Dylan, 45) e Puche (Danté, 78); Henrique Araújo (Yalcin, 78).

Suplentes não utilizados: Vinarcik.

Treinador: Vasco Seabra


Ao intervalo: 0-0

Marcador: 0-1 (Puche, 56); 1-1 (Santi García, 58).


Golo de Puche chegou para manter a tradição

E viva a tradição! Decorridos 17 jogos entre lobos e galos, ainda não foi desta que o FC Arouca perdeu com o Gil Vicente: sete vitórias e dez empates. A equipa da casa bem tentou quebrar o enguiço e esteve perto de avançar para esse objectivo numa primeira parte mais intensa em que Santi atirou uma bola ao poste logo aos 4’ e, no resto, foi João Valido a defender a rede com duas excelentes defesas aos remates de Bamba (29’) e José Carlos 37’. Foi uma primeira parte com pouca baliza por parte do FC Arouca, na qual apenas um remate em arco de Weverson (27’) mostrou que havia alguém na baliza gilista. Privados de oito unidades (entre castigados e lesionados) e com apenas cinco suplentes no banco, os lobos estavam longe de fazer um jogo para ganhar e Vasco Seabra terá acordado a equipa ao intervalo. Lançou o avançado Dylan para o lugar de Mansilla e a mudança de chip na capacidade competitiva alterou-se para muito melhor.


DOIS GOLOS ESPANHÓIS

Foi o melhor período dos arouquenses, boa fase que deu frutos no primeiro golo de Puche no campeonato, bem assistido pelo passe de Alex Pinto a partir do corredor direito. Contudo, uma vantagem que pouco durou, pois Santi García esteve dois minutos depois (58’) no sítio certo e rematou com êxito para o empate. Animados pela perspectiva de poderem voltar à vantagem e à desejada vitória, os galos tornaram a equilibrar as operações, mas foi Dylan (62’) a falhar a emenda que daria nova vantagem aos lobos. O jogo estava repartido e Félix assustou novamente ao atirar ao poste aos 70’. Apoiados pelos adeptos, os gilistas procuraram aproveitar a quebra da equipa arouquense no último quarto de hora, mas o FC Arouca, com alguma sorte à mistura, conseguiu manter a tradição e sair de Barcelos com um ponto na bagagem. MMS/RV (foto: Liga Portugal)


DECLARAÇÕES NO FINAL DO JOGO


César Peixoto (treinador do Gil Vicente): «Queríamos brindar os nossos adeptos com os três pontos. A primeira parte foi de sentido único, fomos pressionantes e tivemos várias ocasiões para fazer golos. Na segunda parte o Arouca entrou mais agressivo, acaba por fazer um golo, mas a minha equipa não tremeu e voltou a empurrar o Arouca para trás. O Arouca é uma equipa boa e está bem orientada, mas considero que o resultado é injusto.»


Vasco Seabra (treinador do FC Arouca): «É mais um ponto conquistado. Nos últimos cinco jogos perdemos apenas uma vez. A primeira parte não foi tão conseguida como desejávamos. Na segunda parte estivemos muito fortes, mais ambiciosos e determinados e a condicionar o jogo do Gil Vicente. Tivemos de mexer e adaptar jogadores que não estão tão rotinados nas posições, mas a equipa foi à luta. Na parte final ficamos mais desgastados, foram minutos jogados mais com o coração. Temos muitos jogadores impedidos de competir, mas saio satisfeito com o compromisso da equipa.»


ÚLTIMO JOGO FCA

34ª JORNADA

Referência, 17/05

FC Arouca – Boavista

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Vila Viçosa vai estrear novo campo e novo treinador

Alex Azevedo, Biclas e Vitor Diogo já fechados
Desporto

Jason sai do FC Arouca para a Arábia Saudita

Os esforços do clube para garantir a continuidade do avançado não surtiram efeito face à concorrência
Desporto

José Fontán assinou pelo FCA até 2027

Defesa-central espanhol foi o jogador mais utilizado