A Lactogal, maior grupo lácteo ibérico e maior empresa agroalimentar em Portugal, nomeou, a 3 de Setembro, um novo Conselho de Administração e Comissão Executiva para o quadriénio 2024-2027 (foto). O novo presidente do Conselho de Administração, José Marques, possui uma vasta experiência no sector leiteiro, tendo iniciado a sua actividade como produtor de leite em 1980.
Desde 1999, José Marques é membro do Conselho de Administração da União de Cooperativas Lacticoop, tendo desempenhado várias funções na organização. Em representação da União de Cooperativas, ocupou cargos na Lactogal, Fenalac, Pronicol, ALIP, EABL e CONFRAGRI. Em 1994, foi eleito, pela primeira vez, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, função que mantem até à actualidade.
Com uma destacada carreira na actividade leiteira, José Marques dedicou-se também à produção hortícola, tendo criado a empresa VALMARQUES, dedicada à produção de diversos hortícolas e morangos. Foi ainda um dos fundadores do Clube de Produtores da SONAE, o que reforça a sua posição como um empresário inovador e comprometido com o desenvolvimento agrícola em Portugal.
Ao assumir este cargo, José Marques afirma “é um privilégio assumir este cargo e fortalecer cada vez mais a posição da Lactogal como a maior produtora de lácteos da Península Ibérica. A minha gestão será de consolidação e crescimento, na continuidade do percurso que a Lactogal tem feito até aos dias de hoje“.
A Comissão Executiva, que passará a desempenhar funções executivas em todas as participadas do Grupo Lactogal, será composta pelos administradores executivos, Bruno Baldeante da Costa, Daniela Brandão e Jacinto Rui.
Bruno Baldeante da Costa integra a Comissão Executiva com uma experiência de mais de 25 anos em vendas, transformação de modelos de negócio e liderança de equipas em distintos ambientes empresariais, 17 dos quais passados no sector lácteo ibérico. Em 2020 assumiu a Direcção de Coordenação Comercial da Lactogal, após passar pela multinacional Sara Lee Foods Europe e pelo Grupo Calidad Pascual, em Espanha. Licenciado em Gestão pelo ISEG e Executive MBA pela AESE Business School, assume a função aos 49 anos, depois de acumular experiência em todos os canais de negócios relacionados com FMCG e ampla exposição a práticas interculturais e protocolos de negócios internacionais em mais de 60 países, sempre com elevados desempenho e resultados ao longo do seu trajeto.
Daniela Brandão, com uma sólida experiência na área financeira e de planeamento estratégico, integrou a Lactogal em 2020, ano em que se tornou membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva. Antes, passou pela acionista Lacticoop, o que lhe trouxe um profundo conhecimento do sector do leite em Portugal tendo, em 2003, assumido funções de direcção e liderança naquela empresa nas áreas financeira e sistemas de informação. Mais tarde, em 2012, assumiu a Direcção Geral tendo desempenhado um papel activo na defesa e sustentabilidade do sector do leite em Portugal. Iniciou a sua carreira profissional em 1999 na Deloitte na área de Management Consulting. É licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto.
Com uma trajetória sólida e extensa no setor cooperativo, Jacinto Rui assumiu, em 2020, o cargo de Administrador Executivo da Lactogal. Ao longo de uma carreira que ultrapassa três décadas, acumulou vasta experiência em posições de liderança e administração, especialmente no Grupo Agros, onde se dedicou principalmente às áreas de logística. Durante oito anos, desempenhou o papel de Diretor-Geral da Agros, contribuindo de forma significativa para o crescimento e sucesso da cooperativa, antes de fazer parte do Conselho de Administração da Lactogal. É licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho.
Sobre a Lactogal:
Fundada em 1996, a Lactogal é atualmente o maior grupo lácteo ibérico e maior empresa alimentar em Portugal. A sua missão está focada em fortalecer o papel do leite no âmbito de uma alimentação natural, saudável, segura e acessível, através da saúde e da nutrição. Desde a sua fundação alicerçada nos eixos de inovação e sustentabilidade é hoje um referencial na satisfação dos consumidores e clientes suportando o seu crescimento com elevada responsabilidade ética, económica, ambiental e social.
Com um volume de negócios de 1.131 milhões de euros, e um valor de investimento total do grupo de 57.2 milhões de euros, a Lactogal recebeu e processou, em 2023, mais de 1.235,7 milhões de litros de leite.
Do portefólio do Grupo Lactogal fazem parte marcas emblemáticas como Mimosa, Agros, Matinal, Gresso, Vigor, Pleno, Castelões, Milhafre, Primor, Serra da Penha, Fresky, Queijos Santiago e a marca Celta em Espanha.