Geoparques portugueses lançam programa turístico ‘Portugal na Rota dos Geoparques’

Como forma de comemorar os 20 anos da Rede Global de Geoparques, foi lançado no passado dia 28 de Fevereiro, na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), o programa turístico – Portugal na Rota dos Geoparques, que irá percorrer os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses.
O objectivo deste programa é promover Portugal através dos territórios com a chancela Geoparque Mundial da UNESCO, divulgando o seu património natural e cultural e comunicar os valores turísticos dos territórios como um todo, com destaque para a visita aos principais pontos de interesse geológico e paisagístico de cada Geoparque, experiências gastronómicas únicas e o contacto com as gentes e tradições destes territórios UNESCO.
O programa é lançado pelos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, com o apoio do Turismo de Portugal, e será comercializado pela agência de viagens Oestetur, sediada nas Caldas da Rainha e com uma vasta experiência na organização e acompanhamento de grupos. Numa primeira fase, irá envolver os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal Continental e, posteriormente, será desenhado um programa turístico exclusivo para o Geoparque Açores.
Este inovador produto turístico será promovido junto do mercado nacional e internacional, com o objectivo da primeira edição decorrer entre 20 a 28 de Outubro de 2024. Sendo um circuito de tudo incluído de oito dias e sete noites, inclui oito almoços e sete jantares em restaurantes locais, a visita a mais de 25 geossítios, mais de 10 museus e centros interpretativos e diversas experiências, como ‘workshops’ e passeios de barco. O programa de actividades é da responsabilidade da Oestetur.
Para Daniela Rocha, coordenadora executiva da Associação Geoparque Arouca e representante dos Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses, “este programa turístico é uma oportunidade para divulgar e promover estes territórios, mas também os seus produtos, gastronomia e parceiros, mostrando a riqueza e genuinidade do património nacional”.

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Ano lectivo na ASARC arranca a 24 de Setembro

Caminhada Nacional Sénior marca o início das actividades da Academia
Cultura Sociedade

Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Sociedade

Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos