Fernando Teles vende Eurobic ao espanhol Abanca

O empresário arouquense Fernando Teles (à esquerda na foto), da freguesia de Alvarenga mas radicado há vários anos em Angola, onde detém participações económicas em várias empresas, com forte pendor no sector agro-industrial, e com extensões no concelho de Arouca, acaba de vender a sua participação no banco Eurobic, culminando a aquisição a 100% pelo espanhol Abanca.

O valor total do negócio cifra-se em mais de 300 milhões de euros, e a participação accionista de Fernando Teles era de 37,5%, a segunda maior quota depois de Isabel dos Santos (42,5%) e à frente da dos angolanos Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (5% cada).

Com este negócio, o Abanca, grupo financeiro sedeado na Galiza, passa a ser o sétimo maior banco a operar em Portugal, com mais de 300 mil clientes, 251 agências (duas ainda do Eurobic no concelho de Arouca) e cerca de 20 mil milhões de euros de volume de negócios. Em 2023 o Eurobic alcançou um lucro recorde de 104 milhões de euros, mais 160% em relação a 2022.

Segundo a imprensa especializada, o banco irá operar sob a marca ‘Eurobic Abanca’ até à conclusão do processo de integração tecnológica e operacional, previsto para ocorrer ao longo de 2025, mas as mudanças na imagem dos balcões começa a alterar-se de forma gradual a partir do próximo fim-de-semana.

Outros Artigos de Interesse

Cultura Sociedade

Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Sociedade

Orçamento Participativo: ‘Espaço Jovem de Arouca’ na corrida ao financiamento

Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos
Cultura Sociedade

‘Balas e Bolinhos IV’ vai ser o cabeça-de-cartaz do Arouca Film Festival 2024

Luís Ismael, realizador e actor da película, falou com o RV