Fernando Teles vende Eurobic ao espanhol Abanca

O empresário arouquense Fernando Teles (à esquerda na foto), da freguesia de Alvarenga mas radicado há vários anos em Angola, onde detém participações económicas em várias empresas, com forte pendor no sector agro-industrial, e com extensões no concelho de Arouca, acaba de vender a sua participação no banco Eurobic, culminando a aquisição a 100% pelo espanhol Abanca.

O valor total do negócio cifra-se em mais de 300 milhões de euros, e a participação accionista de Fernando Teles era de 37,5%, a segunda maior quota depois de Isabel dos Santos (42,5%) e à frente da dos angolanos Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (5% cada).

Com este negócio, o Abanca, grupo financeiro sedeado na Galiza, passa a ser o sétimo maior banco a operar em Portugal, com mais de 300 mil clientes, 251 agências (duas ainda do Eurobic no concelho de Arouca) e cerca de 20 mil milhões de euros de volume de negócios. Em 2023 o Eurobic alcançou um lucro recorde de 104 milhões de euros, mais 160% em relação a 2022.

Segundo a imprensa especializada, o banco irá operar sob a marca ‘Eurobic Abanca’ até à conclusão do processo de integração tecnológica e operacional, previsto para ocorrer ao longo de 2025, mas as mudanças na imagem dos balcões começa a alterar-se de forma gradual a partir do próximo fim-de-semana.

Outros Artigos de Interesse

Divulgação Sociedade

20º Curso da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa

Cerimónia comemorativa com entrega de diplomas no edifício na região do EDV, em Oliveira de Azeméis
Sociedade

André Villas-Boas inaugura a Casa do FC Porto de Arouca

A jornada azul-e-branca terminará com um convívio no Hotel S. Pedro
Sociedade

Luísa Soares sucede a Ângelo Campelo no Rotary Club de Arouca

Transmissão de tarefas na presidência anual da associação fundada em 1992