FCA Futsal: capitão Paulo Cerqueira e treinador Paulo Santos celebraram o novo título

O FC Arouca Futsal acrescentou esta época o título de Campeão da 2ª Divisão ao título de Campeão da 1ª Divisão da AF Aveiro brilhantemente alcançado na época 2017/2018, 1º lugar que nessa altura carimbou o passaporte para a estreia do futsal arouquense no Campeonato da 2ª Divisão Nacional. Sete anos depois, o clube volta a estar de parabéns pelo sucesso alcançado ao vencer a fase final de oito equipas que lutavam pela promoção ao principal escalão do futsal aveirense. Uma conquista festejada em grande na vitória (5-2) decisiva sobre a ADREP, na derradeira jornada do campeonato.

Paulo Santos e Tiago Azevedo

COM PAULO SANTOS, A EQUIPA GARANTIU 22 PONTOS EM 27 POSSÍVEIS

Para trás ficou uma época atribulada em que a equipa conheceu três treinadores – Carlos Machado, Mário Marinho e, por último, Paulo Santos, técnico de 41 anos, ex-treinador do Miramar Império, que rumou ao FC Arouca para assumir a equipa a 8 de Março, decorria já a 5ª jornada da fase de subida. Nos 9 jogos que tinha ainda pela frente, o saldo da equipa foi estrondoso. Paulo Santos, coadjuvado por Tiago Azevedo, foi tendo razões para sorrir ao ver a sua equipa somar 7 vitórias, um empate e apenas uma derrota, num total de 22 pontos que atiraram a equipa para o topo.

«O SUCESSO ESTEVE EM TRABALHAR O CHIP MENTAL DO PLANTEL»

No final do encontro que marcou a promoção, RODA VIVA ouviu o treinador Paulo Santos.

«Acima de tudo, um obrigado grande a todos os jogadores. Foram inexcedíveis. É muito deles este título, porque não é fácil passar por três treinadores numa época e ainda por tantas mudanças no plantel e chegar a este final do campeonato a dependermos apenas de nós. Cheguei ao clube com o comboio em andamento, mas encontrei uma grupo que aceitou a minha forma de trabalhar. Não trabalhamos grandes aspectos táticos, aquilo que trabalhamos foi essencialmente o chip mental, fazê-los acreditar que a subida de divisão e o título eram possíveis. Felizmente fechamos desta forma, com uma boa exibição e um bom resultado diante de uma equipa que é das mais organizadas do campeonato. Acabo a época com o sentimento do dever cumprido», comentou o técnico vencedor.


CAPITÃO PAULO CERQUEIRA LIDEROU OS CAMPEÕES

RODA VIVA conversou ainda com Paulo Cerqueira, o capitão do FC Arouca Futsal [que é também vice-presidente do FC Arouca SDUQ da Liga Profissional], que conta quase uma quinzena de anos na modalidade.

«Desde o início da época o nosso objectivo sempre foi o de regressar à 1ª divisão. Para nós era essencial subir de divisão, mas a época foi muito difícil. Inicialmente as coisas não estavam a correr como esperávamos, não começamos com o espírito correcto porque achávamos que vir para a segunda divisão com estatuto de ter andado na primeira era suficiente para voltar a subir de forma natural. As coisas não são assim e tivemos de fazer vários ajustamentos. Todos fomos importantes para conquistar este objectivo. O mister Paulo Santos foi a cereja no topo do bolo para aquilo que precisávamos. Vinha de outra realidade, mas acabou por compreender a nossa realidade. Foi um entendimento de parte a parte que favoreceu a nossa capacidade competitiva e por isso estamos a festejar este novo título para o FC Arouca Futsal», referiu ao RODA VIVA o capitão Paulo Cerqueira, entre os festejos partilhados pelos campeões.


UM PLANTEL DE CAMPEÕES:

Diogo Magno e  Diogo Saraiva (gr), Rui Costa, Paulo Cerqueira, Samuel Oliveira, Diogo Teixeira, Arménio Grilo, Bruno Prata, João Fernandes, Chico Sousa, Diogo Rafael, José Ventura e João Chula, Pedro Coelho, Francisco Fortunato e Jorginho Teixeira.

Treinadores: Paulo Santos, Tiago Azevedo (adjunto) e Marco Pinho (treinador de guarda-redes).

Seccionistas: José Teixeira, Douglas Ruthiero


ATRAIR A FORMAÇÃO

Ainda em busca de consolidar escalões de formação para garantir o futuro da modalidade, o FC Arouca Futsal vai para já festejando e dando visibilidade ao jogo de pavilhão que mais tem crescido nos últimos anos. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Vila Viçosa vai estrear novo campo e novo treinador

Alex Azevedo, Biclas e Vitor Diogo já fechados
Desporto

Jason sai do FC Arouca para a Arábia Saudita

Os esforços do clube para garantir a continuidade do avançado não surtiram efeito face à concorrência
Desporto

José Fontán assinou pelo FCA até 2027

Defesa-central espanhol foi o jogador mais utilizado