FC Arouca e Vitória de Guimarães fecham esta segunda-feira (20h15) a 1ª jornada da Liga Betclic. Com uma série de jogos de preparação à porta fechada, é grande a expectativa quanto à forma como os lobos arouquenses se vão apresentar sob o comando do novo treinador, o uruguaio Gonzalo García, a opção da administração para orientar a oitava participação do clube no principal campeonato nacional.
RODA VIVA acompanhou, nesta tarde de domingo, a primeira conferência de imprensa de Gonzalo García, na antevisão ao encontro frente à equipa de Guimarães, um adversário difícil, mais rodado e já com três vitórias na Liga Conferência da Europa. Vencer a equipa vitoriana, agora conduzida por Rui Borges, é uma meta que os lobos perseguem ainda, pois em sete confrontos para a Liga no Municipal de Arouca, os visitantes saíram sempre ilesos (três empates e quatro vitórias).
«QUERO UMA EQUIPA COM IDENTIDADE, EM QUE TODOS TRABALHEM NA MESMA DIRECÇÃO»
Sem desvendar a estratégia ou o modelo de jogo a seguir, Gonzalo García preferiu desvalorizar uma pré-época pobre em resultados e realçar o crescimento da equipa rumo a uma ideia de jogo que crie a identidade competitiva na equipa.
«É normal que haja algumas dúvidas se olharmos apenas para aos resultados da pré-época. É a minha primeira experiência em Portugal, uns jogadores saíram, entraram outros, estamos num processo de nos conhecermos e ver qual é a melhor maneira de os jogadores se adaptarem às nossas ideias. O começo de qualquer campeonato é sempre duro, mas acredito nos jogadores. Nesta altura estamos num processo de crescimento físico e mental e de assimilação de ideias de jogo.»
«O Vitória é uma equipa muito forte, dinâmica e agressiva. Temos que ser uma equipa alegre, unida e organizada, com uma ideia de jogo, com uma identidade em que todos trabalhem na mesma direção. O sistema, seja 4x3x3, 3x4x3, ou outro, não é importante, o importante é a ideia de jogo, aquilo que queremos fazer, a forma como os jogadores trabalham e se adaptam de forma a se sentirem mais cómodos.»
ALEMÃO NICO MANTL NA BALIZA E CRISTO EM DÚVIDA
A menos de vinte e quatro horas do duelo com os conquistadores, num onze que não andará longe do usado na época anterior, certa é a estreia do reforço alemão Nico Mantl na baliza arouquense, mas em dúvida está ainda a recuperação do avançado Cristo Gonzalez, incerteza a tirar num último teste físico antes do encontro. Baixa efectiva é a do extremo Lawal, ainda lesionado.
GUSTAVO CORREIA É O ÁRBITRO
O jogo será dirigido por Gustavo Correia, árbitro internacional da AF Porto. No VAR estarão Tiago Martins e Hugo Ribeiro, ambos da AF Lisboa. MMS/RV