FC Arouca actualizou estatutos: eleições passam para o início de 2026

Na Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 28 de Março, nas instalações do Estádio Municipal, os sócios do FC Arouca aprovaram, por unanimidade, um conjunto de alterações aos estatutos do clube, que datavam de 2017, tendo ainda concordado com as alterações introduzidas no estatuto que regula a sociedade desportiva (FC Arouca – Futebol SDUQ, Lda), a entidade que, em conformidade com a lei, gere o futebol profissional.


ADAPTAR OS ESTATUTOS ÀS DINÂMICAS DO SÉCULO XXI

A assembleia, agendada a título extraordinário, tinha como ponto único a “Alteração dos Estatutos do Futebol Clube de Arouca Associação e Futebol Clube de Arouca SDUQ”.  Presidida por José Américo Quaresma, que teve como coadjuvantes Luís Silva e Cláudia Pinho, a assembleia teve a colaboração dos serviços jurídicos especializados, que ouviram e esclareceram os sócios sobre as propostas de alteração de vários pontos dos documentos que regulam a actividade e o funcionamento da associação e da sociedade desportiva. A revisão, aprovada, visou actualizar e optimizar os processos de gestão e administração, sempre no quadro da lei que regula o funcionamento das organizações e o futebol profissional.


MANDATOS SOBEM PARA QUATRO ANOS

Entre as várias alterações aprovadas, destacam-se a do número de anos de mandato dos órgãos de gestão do FC Arouca, que passa de três para quatro anos, e a mudança do período eleitoral do mês de Abril para os meses de Janeiro/Fevereiro. Ficou ainda determinado que a condição de elegibilidade para os órgãos sociais do FC Arouca requer dos candidatos um mínimo de oito anos consecutivos como sócio efectivo.


CARLOS PINHO NA GERÊNCIA ATÉ INÍCIO DE 2026

Os estatutos entram imediatamente em vigor, pelo que a actual administração presidida por Carlos Pinho tem que prolongar o mandato até aos dois primeiros meses do próximo ano, altura em que voltará a decorrer novo processo para a eleição dos órgãos sociais que irão gerir o FC Arouca no quadriénio de 2026/2030. O empresário Carlos Pinho está a terminar o oitavo mandato à frente do FC Arouca, ao qual preside, ininterruptamente, desde a época de 2006/2007, então no principal campeonato da AF Aveiro, encetando a partir daí uma vertiginosa escalada do clube do distrito de Aveiro até à I Liga e à primeira participação em provas da UEFA. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Divulgação

Eco-Escolas promove Romaria à Senhora da Lage

Vivência única pelas encostas da Serra da Freita, evocando tradições ancestrais
Divulgação

Almoço convívio dos ex-alunos da antiga Escola do Pêgo

(PUB) «Relembrar peripécias passadas e estreitamento dos laços de amizade que se perdem ao longo do tempo»
Divulgação

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE AROUCA