23ª jornada
23 de Fevereiro 2025
Estádio Municipal de Arouca
Espectadores: 1705
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal), auxiliado por Vasco Marques e Luís Viegas.
VAR: Hélder Malheiro (AF Lisboa).
FC Arouca – João Valido; Alex Pinto, Chico Lamba, Fontán e Weverson; David Simão (Pedro Santos, 82) e Fukui (Yalcin, 90+6); Pablo Gozálbez (Jason, 45), Sylla (Loum, 79) e Trezza; Henrique Araújo (Dylan, 45).
Suplentes não utilizados: Vinarcik, Popovic, Puche e Mansilla.
Treinador: Vasco Seabra
Farense – Ricardo Velho; Moreno (Bermejo, 87), Artur Jorge (Rui Costa, 72), Poloni (Paulo Victor, 72) e Falcão; Pastor, Filipe Soares (Lucas Áfrico, 72) e Miguel Menino (Marco Matias, 87); Yusupha, Rony Lopes e Tomané.
Suplentes não utilizados: Kaique, Tomás Ribeiro, Samuel Justo e Poveda.
Treinador: Tozé Marreco
Ao intervalo: 0-1
Marcador: 0-1 (Poloni, 44); 1-1 (Trezza, 56); 2-1 (Dylan, 67); 2-2 (Tomané, 89).

Vitória esteve perto, mas farenses também fizeram pela vida
A perder ao intervalo, o FC Arouca (que estreou no onze o guarda redes João Valido e o lateral Alex Pinto) fez a remontada na segunda parte, mas já na recta final do jogo os algarvios conseguiram o empate, que de certa forma frustrou o destino de uma vitória que estava quase na mão, pese o bom jogo e as dificuldades criadas pela equipa farense.
Um resultado que não foi o melhor para os lobos, mas, ainda assim, confirmou o oitavo registo sem perder e manteve o concorrente directo à distância de nove pontos no que respeita à luta pela manutenção. Vasco Seabra já tinha alertado que o adversário viria a Arouca lutar pela vida no campeonato e foi o que aconteceu, sobretudo no primeiro tempo, em que a equipa de Tozé Marreco neutralizou as intenções atacantes do Arouca e criou superioridade no jogo, sinal mais que veio a proporcionar a vantagem ao intervalo graças ao forte pontapé de fora da área com que Poloni (44’) bateu o estreante João Valido.

Segunda parte trouxe a reviravolta
Vasco Seabra apressou-se a mexer e a equipa ganhou com as entradas de Jason e Dylan logo no arranque da segunda parte. Com novas ideias vindas do balneário, os lobos tornaram-se mais dinâmicos e ameaçadores e cedo igualaram a partida, num ressalto bem aproveitado por Trezza (56’) à boca da baliza. Subia a expectativa da reviravolta e foi o reforço Dylan a consegui-la diante de Ricardo Velho, após superior colocação de bola de Chico Lamba nas costas da defesa algarvia. O avançado uruguaio ganhou a frente e, com calma, fez o 2-1 que colocou no horizonte a vitória do FC Arouca. Contudo, ao minuto 89, na sequência e um pontapé de canto, Tomané (que já vestiu o emblema arouquense) aproveitou a liberdade para cabecear para o golo do empate. Uma contrariedade custosa para as hostes arouquenses, que ainda sonharam com o regresso à vitória, mas um chapéu de Dylan no 10º minuto de compensação foi tirado da baliza por Bermejo. O FC Arouca mantém o 12º lugar, com 25 pontos. MMS/RV (fotos: Avelino Vieira)

SALA DE IMPRENSA >>>
Vasco Seabra (treinador do FC Arouca): «Na primeira parte não abordamos o jogo com determinação, fomos frágeis nos duelos e pouco proactivos na procura da baliza do adversário. Fomos penalizados por uma primeira parte em que não mostramos a habitual qualidade individual e colectiva, não mostramos o trabalho que realizamos durante a semana. Na segunda parte, mudamos o chip, gostei da mudança de atitude e podíamos ter levado os três pontos. As substituições ao intervalo não tiveram a ver com os desempenhos individuais, mas com a necessidade de ter outras características na frente. Estamos há oito jogos seguidos a pontuar e temos também que valorizar esta fase positiva da equipa. Queríamos os três pontos, infelizmente só conseguimos um.»
Tozé Marreco (treinador do Farense): «Tivemos oportunidades para matar o jogo quando ainda estava um a zero. Depois, não controlamos tão bem o jogo como o fizemos na primeira parte. Levamos um ponto, mas devíamos ter somado três pontos por aquilo que fizemos. Temos muito azar, pois no resumo do jogo fomos muito melhores.»
PRÓXIMOS JOGOS FCA
24.ª jornada
(sábado, 01/03)
FC Arouca – FC Porto (18h00)
25.ª jornada
(referência, 09/03)
AVS – FC Arouca
26.ª jornada
(referência 16/03)
FC Arouca – Estoril