FC Arouca 1-0 Santa Clara

14ª jornada

15 de Dezembro 2024

Estádio Municipal de Arouca

Espectadores: 1307

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal), auxiliado por Vasco Marques e Luís Viegas.

VAR: Bruno Vieira (AF Lisboa).


FC Arouca – Nico Mantl; Tiago Esgaio, Chico Lamba, Fontán e Weverson; Loum, Pedro Santos (Popovic, 85) e Sylla (Fukui, 85); Jason, Trezza (Gozálbez, 90+2) e Henrique Araújo (Yalcin, 41; Marozau, 90+2).

Suplentes não utilizados: João Valido, Alex Pinto, David Simão e Puche.

Treinador: Vasco Seabra


Santa Clara – Gabriel Batista, Frederico Venâncio (Klismahn, 73), Luís Rocha, Sidney e Diogo Calila (Lucas Soares, 73); Adriano Firmino, Serginho (Pedro Ferreira, 73) e Matheus Araújo, Vinícius, Safira (João Costa, 73) e Gabriel Silva.

Suplentes não utilizados: Neneca, Ramos, Habraão e Daniel Borges.

Treinador: Vasco Matos


Ao intervalo: 0-0

Marcador: 1-0 (Jason, 67)


Classe de Jason fez justiça à boa exibição colectiva

Sem vencer desde a 6ª jornada, em Setembro, o FC Arouca atirou-se ao ataque diante do Santa Clara e conquistou a primeira vitória da era Vasco Seabra. Uma enorme vontade de dar um pontapé na crise e de sair do fundo da classificação encheu de personalidade a forma como os lobos superaram uma equipa açoriana que chegou a Arouca no 4º lugar e como uma das grandes revelações da primeira volta do campeonato. Um triunfo justo, que cedo a equipa arouquense começou a procurar, mas que só teria efeitos práticos num lance de bola parada no decorrer da segunda parte – um livre tratado com a arte superior de Jason que, tal como já havia feito da Amadora, atirou certeiro para o fundo da baliza de Gabriel Batista. Um golaço do espanhol que está a voltar aos velhos tempos na forma como joga e faz jogar, um golaço que fez justiça à boa exibição da equipa na forma como se organizou para atacar e defender.


Lobos continuam superiores

O golo até devia ter acontecido ainda na primeira parte, fase em que o Santa Clara pouco realizou diante dos donos da casa, que dispuseram de algumas oportunidades, mormente por Jason (falha por centímetros, aos 15’), Sylla (à barra, aos 27’) e Esgaio (de cabeça, aos 33’). Ao intervalo (já Henrique Araújo saíra lesionado) a confiança continuava alta e a apontar para o caminho da vitória. Retomado o jogo, e com a lição estudada, foi ainda do FC Arouca a melhor resposta, não deixando a equipa de Vasco Matos dar muito nas vistas. A superioridade dos lobos acabou certificada pelo super-golo de Jason e só na recta final, já em desespero de causa, o Santa Clara ameaçou a baliza de Mantl, aproveitando o encolhimento do adversário na protecção dos três preciosos pontos. Uma vitória que fez subir a equipa de Arouca do último ao antepenúltimo lugar da Liga, agora com 11 pontos. MMS/RV (foto: FCA)


SALA DE IMPRENSA >>>

Vasco Seabra (treinador do FC Arouca): «Foi uma vitória importante contra um adversário muito bom. Foi uma vitória dos jogadores e de toda a estrutura. Sentimos muita energia positiva de todos os que trabalham diariamente no clube. Tivemos um ciclo negativo, não é fácil estar no último lugar, mas os jogadores tiveram uma atitude e uma crença muito grande. A equipa teve sempre muita estabilidade e já devíamos estar a vencer ao intervalo. No final viemos um pouco para trás, algo que é natural porque emocionalmente havia a preocupação de guardar a vitória.»

Vasco Matos (treinador do Santa Clara): «Não fomos suficientemente competentes. Até ao golo, o Arouca foi mais forte do que nós. Não conseguimos fazer as ligações que queríamos, mérito do Arouca, que foi muito mais agressivo do que nós. A partir do golo do Arouca, crescemos no jogo, mas já não conseguimos chegar ao empate.»


PRÓXIMOS JOGOS FCA

15ª jornada

20 de Dezembro (sexta-feira)

Casa Pia – FCA (20h15)

16ª jornada

27 de Dezembro (sexta-feira)

FCA – Gil Vicente (20h15)

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FC Arouca 1-0 Moreirense

Jason entrou para resolver e quebrou o enguiço, pois nunca o FCA tinha derrotado os cónegos em oito jogos caseiros
Desporto

Sylla agradece os 100 jogos pelo FC Arouca

«Foi aqui que cresci e é aqui que continuo a crescer, sempre com o apoio de todos os companheiros e treinadores»
Desporto

Taça Nacional Feminina de Promoção: Centro Juvenil soma e segue na rota das vitórias

Triunfos sobre as equipas de Rio Mau, Oliveira do Arda e Souselo