FC Arouca 1-0 Alverca

14.ª jornada

14 de Dezembro 2025

Estádio Municipal de Arouca

Espectadores: 856

Árbitro: David Silva (AF Porto), auxiliado por Carlos Campos e Nelson Cunha.

VAR: Paulo Barradas (AF Setúbal).


FC Arouca – Nico Mantl; Tiago Esgaio, Omar Fayed, Popovic (Fontán, 68) e Dante; Pedro Santos e Van Ee (Pablo Gozálbez, 84); Puche (Hyunju, 54), Trezza, Djouahra (David Simão, 84) e Nandín (Barbero, 68).

Suplentes não utilizados: João Valido, Solà, Matias Rocha e Mansilla.

Treinador: Vasco Seabra


Alverca – André Gomes; Touaizi, Julián Martínez, Meupiyou (James, 84) e Naves e Chissumba; Sabit (Felipe Lima, 88), Lincoln (Nuozzi, 77) e Alex Amorim (Davy Gui, 77); Sandro Lima e Lucas Figueiredo (Marezi, 45).

Suplentes não utilizados: Matheus Mendes, Kauan, Baseya e Tiago Leite.

Treinador: Custódio Castro


Ao intervalo: 0-0

Marcador: 1-0 (Hyunju, 59).

Lobos de Arouca foram donos do jogo e voltaram a sorrir

“Que saudades que eu já tinha desta minha alegre casinha!”. Correu tudo bem e com vitória justíssima do FC Arouca, ainda que a equipa ribatejana tenha ficado reduzida a dez unidades a partir dos 20 minutos – Sandro Lima entrou duro sobre Omar Fayed, o VAR alertou e o cartão vermelho saiu para o ponta-de-lança brasileiro. Foi uma noite de quebrar enguiços que teimavam em molestar a prestação dos lobos. Um noite em que a equipa sorriu: não houve erros crassos a complicar, esteve confiante, dominadora e o jogo teve sentido único, pela primeira vez saiu do relvado sem golos sofridos e, melhor ainda, voltou a ganhar em casa, o que não acontecia desde a 1ª jornada. Três pontos preciosíssimos numa altura de forte pressão no campeonato. Foi um FC Arouca que desde cedo ameaçou ganhar – aos 15’ já Trezza tinha grande perdida, isolado frente a André Gomes. Com os laterais por dentro e boas dinâmicas nos corredores laterais, os lobos cedo foram complicando a tarefa defensiva do Alverca.

Hyunju mexeu com o jogo e estreou-se a marcar

Na frente Nandín e Trezza faziam movimentos em cunha no sistema defensivo, mas o intervalo chegou em branco, contudo a prometer pelo menos um golo arouquense para a segunda parte. Esteve quase a acontecer aos 57’, mas Nandín teve enorme perdida, ao cabecear para fora a bola centrada por Trezza. Os lobos voltavam a ameaçar e Vasco Seabra apressou-se a mexer e com fortes ganhos, ao fazer entrar Hyunju para o miolo na hora certa. O dinâmico sul-coreano juntou-se ao grande jogo de Pedro Santos e Van Ee, formando um trio de forte capacidade de reação à perda e de mais movimentos ofensivos. Atraídos pelo jogo interior da equipa arouquense, os ribatejanos deixavam espaços nas alas. Foi neste andamento que Esgaio aproveitou e cruzou tenso para a noite inesquecível de Hyunju – estreou-se a marcar na terceira vitória dos lobos na Liga. Mais ocupada em proteger a baliza, a equipa de Alverca teve pouca presença ofensiva, deixando para o FC Arouca o melhor quinhão de uma noite de alívio classificativo. MMS/RV (fotos: Avelino Vieira)

SALA DE IMPRENSA >>>

Vasco Seabra (treinador do FC Arouca):

«Ganhar é uma sensação muito boa. Sofremos como equipa muitas vezes e, obviamente, estava muita coisa cá dentro que precisava de sair. Aquilo que mais me orgulhou foi que a nossa equipa foi, durante todo o jogo, muito madura, muito proactiva e muito capaz, que permitiu praticamente nada ao adversário e criou bastante. Relembro também que esta equipa do Alverca também jogou com um jogador a menos contra o Vitória e ganhou o jogo. A vitória e os três pontos foram importantes, mas agora há um trabalho e um caminho muito longo para percorrer.»


Custódio Castro (treinador do Alverca):

«Não era o resultado que queríamos e o jogo fica condicionado pela expulsão. Não há volta a dar. Todos os jogos são difíceis, as equipas têm bastante competência. Se é difícil onze para onze, onze para dez é mais difícil. O Arouca, em termos ofensivos, cria bastantes nuances e torna-se difícil defender. No lance do golo, acabámos por não fechar muito bem o espaço.»

PRÓXIMOS JOGOS FCA

15.ª jornada (domingo, 21/12)

Santa Clara – FC Arouca (20h30)

16.ª jornada (domingo, 28/12)

FC Arouca – Gil Vicente (15h30)

17.ª jornada sábado, 03/01)

Tondela – FC Arouca (15h30)

FIM DA 1.ª VOLTA

Outros Artigos de Interesse

Desporto

UD Mansores: um cabaz de Natal cheio de vitórias

Equipa lidera invicta a zona norte da 2ª divisão AFA
Desporto

Jogo em atraso: Mosteirô manteve empate com o Macieirense

Fiães é o próximo adversário nos oitavos-de-final da Taça Pecol
Desporto

FCA Futsal soma cinco vitórias seguidas e sobe ao 2º lugar

Equipa vive a melhor fase no principal escalão da AFA