O jovem Tiago Soares, escuteiro no agrupamento 1302 de Rossas desde 2015, foi seleccionado para representar o escutismo a nível nacional na Suécia, em Tjörnarp, num evento realizado neste mês de Abril, onde participou em diversas actividades com o objectivo de organizar um projecto local acerca da conservação da biodiversidade e natureza, que contará com o apoio do Agrupamento de Escolas de Arouca e da Associação Geoparque Arouca.
«Considero que a conservação do ambiente é um dos temas de maior relevância abordados no escutismo, e, com estas actividades e campanhas, contribui-se para que o escutismo seja um exemplo de organização activa neste assunto, concedendo também à nossa organização uma voz presente e audível para todos os cidadãos acerca deste tema. Para isto, comprometi-me a realizar um projecto no âmbito da “Earth Tribe”, uma campanha de actividades que promove a conservação da natureza através de diferentes projectos locais e nacionais. Através desta proposta participei na edição de 2024 do Agora, em Tjörnarp, na Suécia, juntamente com a Maria e o Diogo, mais dois escuteiros do Corpo Nacional de Escutas. A nossa participação no Agora foi, então, uma ferramenta para adquirir novas competências para a realização destes projectos nas nossas comunidades locais, bem como um local de partilha de experiências e diferentes projectos escutistas».
O evento contou com a representação de 22 países europeus, e de acordo com a abordagem à sustentabilidade no escutismo adoptada pela edição 2024 do Agora, permitiu a discussão acerca deste tema, formulando algumas ideias e projectos neste âmbito.
Escuteiro arouquense representou Portugal na Suécia
Outros Artigos de Interesse
Sociedade
Nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) para 40 residentes, é a quarta valência da IPSS que funciona desde 2013
Inaugurado o Lar Sénior do Centro Social de Fermedo, Escariz e Mato
Sociedade
Uma semana de enriquecimento cultural, desenvolvimento de competências, partilha de boas práticas
Alunos do AE Escariz na Polónia em programa Erasmus
Sociedade
Especialista arouquense tem sessão na sede norte da Ordem dos Engenheiros