Escola Secundária de Arouca festejou 50º aniversário

A Escola Secundária de Arouca (ESA) celebrou ontem, 26 de Maio, o 50º aniversário. Constituída, oficialmente pelo Decreto-Lei nº260-B/75, de 26 de Maio de 1975, o conceito da primeira escola secundária no município de Arouca foi-se modificando ao longo de cinco décadas, não só em termos infraestruturais – o actual desenho do edifício remonta a 2011, pela requalificação profunda levada a cabo pela ex-Parque Escolar – como pela via administrativa, ao passar a integrar o Agrupamento de Escolas de Arouca, instituído em Junho de 2012.

Descerramento da placa evocativa

ESCOLA RECEBEU OS PARABÉNS

O cumprimento da data festiva coincidiu com o dia de segunda-feira, dia normal de actividades lectivas que foram interrompidas em parte para proporcionar à comunidade escolar a participação na cerimónia de descerramento da placa evocativa dos 50 anos da instituição, seguida do inerente cantar de parabéns ao ritmo da actuação de alunos da Academia de Música de Arouca e da partilha de bolos de aniversário elaborados por elementos da comunidade escolar. Foram os primeiros momentos oficiais do dia festivo, participados pela directora do agrupamento, professora Amélia Rodrigues, pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, por um dos impulsionadores da criação da escola secundária, o antigo professor e ex-presidente da Câmara Municipal (eleito nas primeiras autárquicas, em Dezembro de 1976), Zeferino Brandão, e pelo primeiro presidente da ESA, professora Odete Esteves. Amélia Rodrigues agradeceu a todos os que contribuíram para a fundação da Escola Secundária de Arouca e a todos os profissionais docentes e não docentes, pais e encarregados de educação e parceiros da comunidade que até hoje têm contribuído para o cumprimento da missão e dos valores da instituição.

TERTÚLIA TESTEMUNHOU AS MUDANÇAS NA ESCOLA PÚBLICA

O programa da comemoração do dia da Escola Secundária prosseguiu no período da tarde, tempo reservado a uma tertúlia moderada pelo ex-presidente do Conselho Directivo, professor José Luís Alves, durante a qual elementos que fizeram ou ainda fazem parte da comunidade escolar partilharam as suas vivências e deram o seu testemunho sobre as mudanças ocorridas nas mentalidades e no contexto da escola ao longo das últimas décadas. Uma conversa animada que teve a presença dos primeiros dirigentes da ESA, professores Odete Esteves, Fátima Tavares e José Eduardo Soares. Foi ainda aberto um baú cujo recheio foi composto aquando da celebração dos 25º aniversário da escola. Um mistério de mensagens, objectos e mesmo de exemplares da imprensa daquela época que foi agora desvendado com a participação de duas das alunas de então.

Primeira direcção da ESA: Fátima Tavares, José Eduardo Soares e Odete Esteves

MISSA E JANTAR COMEMORATIVO

O 50º aniversário da ESA incluiu ainda a celebração litúrgica presidida pelo padre Luís Ribeiro e participada pelo grupo coral da escola na Igreja do Mosteiro e terminou com um jantar comemorativo nas instalações da Escola Secundária, convívio que acolheu mais de duas centenas de pessoas que já fizeram ou fazem parte da comunidade escolar e ainda representantes das autarquias e de outras organizações e instituições parceiras da escola. Nas diversas abordagens à efeméride foi realçado o papel primordial da instituição no concelho, enquanto fonte de conhecimento e de educação, promotora de saberes, competências e valores essenciais à formação integral de gerações de alunos e ao desenvolvimento das pessoas e da comunidade. No apoio logístico ao evento estiveram os cursos profissionais da escola, de Cozinha e Pastelaria, Restaurante e Bar, Multimédia e Animador Sociocultural. MMS/RV (texto e fotos)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE