Erasmus Escolar: AE Arouca recebe parceiros europeus de Espanha e Chéquia

Já se encontram em Arouca as comitivas de alunos e professores das escolas Gymnázium, da cidade de Žd’ár nad Sázavou, da Chéquia, e Sagrado Corazon Ikastetxea, de Bermeo, Espanha. Num total de vinte alunos e professores, os parceiros da escola arouquense envolvidos no Programa Erasmus Escolar foram recebidos na segunda-feira na escola-sede do agrupamento – Escola Secundária de Arouca – seguindo posteriormente para nova sessão de boas-vindas, esta no Salão Nobre dos Paços do Concelho, organizada pelo Município presidido por Margarida Belém. A recepção a estes parceiros europeus é a última de três etapas de interacção internacional que levou primeiramente alunos e professores da escola arouquense às escolas espanhola e checa, nos passados meses de Novembro e Fevereiro, respectivamente.

Direcção e docentes visitantes no Restaurante Pedagógico da escola

FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Segundo a organização, a semana de 17 a 21 de Março está já preenchida com um vasto programa de natureza pedagógica, ambiental e sociocultural que conta também com o apoio da Câmara Municipal, da Associação Geoparque Arouca, do Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar do agrupamento e de famílias arouquenses que acolhem os alunos estrangeiros. A educação ambiental e a sustentabilidade são temas fulcrais do projecto Erasmus em curso, incluindo as participações de alunos e professores nas atividades escolares, em workshops temáticos e também nos principais pontos de referência do Arouca Geopark. Além da formação dos alunos é também contemplada a formação dos professores acompanhantes na modalidade de jobshadowing, num procedimento interactivo com as dinâmicas e os processos pedagógicos usados pelos docentes da escola anfitriã.

Estudantes estrangeiros apresentam a sua região

«O PROGRAMA ERASMUS É PARTE INTEGRANTE DO PROJECTO EDUCATIVO»

Amélia Rodrigues, directora do AE Arouca, identifica inegáveis vantagens da participação da escola nos Programas Erasmus, sendo que a instituição disponibiliza ainda mobilidades dirigidas a alunos e docentes dos cursos profissionais.

«Os programas Erasmus têm esta vantagem da partilha de boas práticas pedagógicas, a aquisição de novos conhecimentos, vermos a inovação que é feita nos diferentes países, as tecnologias, as estratégias que utilizam, é aprendermos uns com os outros, partilhar o melhor de cada um de nós», descreve a docente, que aponta ainda as virtudes das pontes que se constroem na interação com comunidades educativas de outros países.

«É com enorme satisfação que acolhemos os nosso parceiros. Este é também um dos objectivos do nosso Projecto Educativo, não só a partilha de boas práticas e de valores de cidadania, mas também a internacionalização do nosso agrupamento. Temos tido várias interações com escolas de outros países e ficam sempre sementes destes contactos, relações de amizade, relações pedagógicas e culturais, no quadro de uma transmissão de valores europeus da paz e da solidariedade que promove a união entre as pessoas», frisou Amélia Rodrigues.

Conhecer o fabrico de doces conventuais no programa

«O FEEDBACK QUE TEMOS TIDO TEM SIDO O MELHOR»

Coordenadora do Programa Erasmus Escolar no agrupamento de Arouca, Manuela Belém, docente de Inglês, realça o enriquecimento que estas experiências trazem para todos os intervenientes, especialmente para os alunos. «Estas mobilidades visam proporcionar aos alunos experiências num determinado país, com um determinado programa e com objectivos previamente definidos pelas escolas envolvidas, de acordo com o potencial das escolas e das regiões em que se inserem», explicou a docente.

«O projeto que estamos a desenvolver está alinhado com as experiências anteriores em que temos tido outros parceiros. Este ano temos um parceiro novo, do país basco. A nível interno, a Câmara Municipal é um dos nossos parceiros nesta recepção, ao ajudar na componente cultural e ambiental do nosso programa», acrescentou a docente, que dá ainda conta da «forte componente social e cultural proporcionada pelo contexto familiar em que os alunos visitantes são integrados.»

«Há, neste aspecto, um enriquecimento mútuo, que os nossos alunos também já vivenciaram enquanto visitantes nas primeiras etapas do programa. Alunos e professores damo-nos conta das diferenças culturais e de práticas entre os vários países. No fundo, o objectivo destes programas também é muito o sensibilizar para a aceitação da diferença. Na Europa somos todos diferentes e quanto mais convivermos e nos conhecermos mais promovemos os valores da cidadania, do respeito e da paz. O feedback que temos tido dos nossos parceiros tem sido o melhor», referiu Manuela Belém.

AVEIRO NA DESPEDIDA

A etapa Erasmus no AE Arouca termina sexta-feira, com uma visita dos parceiros espanhóis e checos à capital do distrito, Aveiro. Porém, nem toda a comitiva regressa para já ao país natal – dois dos alunos espanhóis encontram-se em plano de formação individual e vão continuar mais algum tempo em Arouca, pelo que a escola já elaborou um programa de actividades adequado aos seus objectivos de formação em contexto escolar. MMS/RV

Experiência no ‘Arouca Geopark’

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