Erasmus: alunos e docentes de Arouca estiveram em formação no País Basco

Uma comitiva de oito alunos, do ensino secundário, acompanhados pelas docentes Manuela Belém e Amélia Rodrigues, directora do Agrupamento de Escolas de Arouca, participou, de 24 a 30 de Novembro, numa mobilidade no âmbito do programa Erasmus Escolar, que juntou em Bermeo, uma pitoresca vila costeira no País Basco (Espanha), alunos e docentes da escola anfitriã e também de uma escola da Chéquia. Alunos e professores estiveram integrados no dia a dia da escola local, Sagrado Corazon Ikastetxea, «onde tiveram a oportunidade de observar aulas, participar em workshops e envolver-se em actividades colaborativas com colegas da escola anfitriã e da escola parceira da Chéquia (Gymnázium Zdar Nad Sazavou)».

Programa cultural complementou a formação académica

Do programa educativo constou ainda «uma série de visitas culturais que permitiram explorar a história e beleza natural da região», refere a organização, que destaca ainda momentos marcantes do programa cultural tais como «a visita à Reserva da Biosfera de Urdaibai, reconhecida pela UNESCO, onde os participantes aprenderam sobre a preservação ambiental do local; um passeio ao emblemático San Juan de Gaztelugatxe, conhecido mundialmente como cenário da série Game of Thrones; e visitas a museus dedicados à tradição pesqueira de Bermeo e à rica história marítima do País Basco; a visita à cidade de Bilbao, ao Estádio San Mamés e ao Museu Guggenheim.»

Aprender no espaço europeu

«Uma experiência transformadora, que alargou os horizontes educativos dos alunos e os aproximou da riqueza cultural do País Basco. Esta experiência não só ampliou o conhecimento académico, como também fortaleceu competências linguísticas e interculturais, promovendo o espírito de cooperação, a valorização da diversidade e os valores de uma cidadania ativa numa Europa mais conectada e solidária», frisaram os responsáveis pelo programa no agrupamento de Arouca. No próximo ano será a vez da Escola Secundária de Arouca receber os seus parceiros europeus. O AE Arouca tem valorizado no seu Projecto Educativo e nos respectivos Planos de Actividades as mobilidades internacionais no âmbito do Programa Erasmus destinados à formação internacional de docentes e de alunos do ensino regular e do ensino profissional. MS/RV (fotos: AEA)

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Arqueologia: Monumento “único” no concelho fora da rota Iter Hominis

Está neste momento a degradar-se, e quem sabe, até ao desaparecimento total
Sociedade

Encontro de Janeiras de Arouca encheu auditório

O frio que se fazia sentir nessa noite não impediu que o público comparecesse
Sociedade

Furtou material de construção civil e foi constituído arguido pela GNR

Homem de 31 anos interceptado no concelho de Arouca