Ensino Superior Público: 96% dos candidatos dos AE de Arouca e de Escariz foram colocados

Segundo os dados já divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, num universo de 43 889 (90,1%) alunos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público, 104 são alunos dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz. Do total de 108 candidatos das escolas do município, apenas quatro não obtiveram colocação, um indicador muito positivo que corresponde a 96% de alunos colocados. No AE Arouca foram colocados 85 dos 88 candidatos (97%), no AE Escariz, instituição de menor dimensão, alcançaram colocação 19 dos 20 candidatos (95%).


Alta satisfação das 1ª e 2ª opções

Dimensão relevante apresenta-se ainda nas expectativas quanto à colocação na 1ª opção. Ora, do conjunto de estudantes do município de Arouca, 57% (60) viram satisfeita a sua primeira escolha. Esta foi conquistada por 61% (52) dos candidatos do AE Arouca e por 42% (8) dos candidatos do AE Escariz, valores que globalmente se aproximam dos 63% registados a nível nacional. Realce ainda para o facto de 81% dos candidatos das escolas arouquenses (84 alunos em 104) terem obtido colocação numa das suas duas primeiras opções de candidatura, 85% (72) no AE Arouca e 63% (12) no AE Escariz. Um valor que sobe para 87,5% (90,9% a nível nacional) se considerarmos as três primeiras opções. Globalmente, estamos perante um dos valores mais elevados dos últimos anos e um dos fatores mais relevantes para o sucesso escolar.  

Forte ingresso acima de 140.0

Constata-se ainda que 61,5 % dos candidatos das escolas de Arouca e Escariz conseguiram colocação em cursos/instituições em que a nota mínima de entrada era de 140.0, tendo por referência a nota do último aluno colocado por curso/instituição. Este indicador abrange 67% nos candidatos do AE Arouca e 37% dos candidatos do AE Escariz. Engenharias e Saúde e algumas Ciências Sociais e Humanas foram as áreas mais concorridas nas colocações dos novos estudantes do ensino superior oriundos das duas escolas arouquenses.


Cursos mais exigentes

No que respeita a cursos que exigiram notas de acesso mais elevadas [considerando a nota do último colocado, a seguir indicada], verificaram-se as seguintes colocações: AE Arouca: Medicina UP 185.3 (2 alunos); Medicina UP/ICBAS 184.7 (1 aluno); Arquitetura UP 178.8 (1 aluno); Direito UNL 178.0 (1 aluno); Gestão UP 178.0 (1 aluno); Direito UP 177.8 (1 aluno); Engenharia Mecânica ISEP 176.0 (1 aluno); AE Escariz: Engenharia e Gestão Industrial FEUP 186.5 (1 aluno); Medicina UP/ICBAS 184.7 (1 aluno); Economia UP 172.3 (1 aluno).


Geografia das colocações

Analisando ainda a geografia das colocações, dos 104 colocados de ambos os agrupamentos do município, 57% ingressaram em Universidades e 43% em Institutos Politécnicos, sendo que 39 estudantes rumam à cidade do Porto, 19 a Coimbra, 17 a Aveiro e 12 a Viseu. Os restantes 16% têm como destino instituições situadas maioritariamente no interior do país.

Estes são os dados objectivos de uma realidade que exigirá outros pontos de análise tendo em conta as conhecidas dificuldades e hesitações que vão afectando muitos dos estudantes portugueses, e suas famílias, na hora de se decidirem pela continuidade dos estudos de nível superior. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Antigos funcionários da Clarks reúnem-se para assinalar os 25 anos do encerramento da multinacional de calçado

Director de Recursos Humanos deixa mensagem ao universo de colaboradores de Arouca e Castelo de Paiva
Sociedade

Academia Sénior de Arouca organizou o 1º Festival de Música de Coros Seniores

Encontro foi apadrinhado pela RUTIS e reuniu universidades seniores de várias regiões do país
Sociedade

CTT edita selos comemorativos dos 40 anos de Portugal na UE concebidos por alunos de Arouca

Oito selos originais vão circular no correio institucional em 2026