Ensino Profissional: Restauração, Animação e Literatura juntou alunos, professores e pais

A vida e a obra de Eça de Queirós estiveram em evidência num trabalho colaborativo e interdisciplinar levado a cabo por alunos de sete turmas de cursos profissionais da Escola Secundaria de Arouca – seis da área da Restauração e uma de Animação Sociocultural. O produto final apresentou-se sob a forma de um “Jantar Queirosiano” meticulosamente preparado a partir do trabalho curricular sobre o notável escritor português e posto em prática pelos alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) dos cursos de Técnico de Restauração, nas vertentes de Cozinha e Pastelaria e Restaurante Bar, e de Técnico de Animação Sociocultural, ambos coadjuvados pelos respetivos professores da componente técnica e da disciplina de Português.

PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO SERVIDOS PELOS SEUS EDUCANDOS

Uma materialização de aprendizagens e competências que não ficou confinada aos intervenientes na produção e aos docentes das respectivas turmas. O ideal do projecto foi ainda um bem maior, o de trazer à escola mais de uma centena de pais e encarregados de educação para usufruírem de aprazíveis momentos de convívio cultural e gastronómico desenhado a partir das obras redigidas pelo ilustre escritor, recentemente elevado ao Panteão Nacional. Afinal, uma experiência inédita e genuína em que os pais e encarregados de educação tiveram a oportunidade de ver os seus educandos em acção ao serem servidos por eles. Na ampla sala de convívio com ambiente a condizer, o cair da noite da pretérita sexta-feira foi-se ilustrando, na mesa, com a sábia ementa de aperitivos, digestivos, bebidas, entradas, sopa, prato de carne e prato de peixe e sobremesas, tudo criteriosamente tratado e apaladado segundo os testemunhos e as virtudes literárias do autor de celebridades como “Os Maias” ou “A Cidade e as Serras”.

VALORIZAR OS CURSOS PROFISSIONAIS

No projecto interdisciplinar que vinculou escola e comunidade, as professoras Amélia Rodrigues (directora do Agrupamento), Ana Isabel Jesus (subdirectora com o pelouro do ensino profissional) e Grázia Santiago (coordenadora dos cursos profissionais) expressaram o agradecimento da escola aos pais e encarregados de educação, assim como o reconhecimento de todos os envolvidos numa iniciativa bem-sucedida que, globalmente, reuniu cerca de duas centenas de participantes, entre alunos, professores e encarregados de educação. «Temos de dignificar os cursos profissionais, que são tão válidos como os outros. Este é um projecto de mérito para a escola», frisaram as oradoras.  Manuel Matos/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

ÚLTIMA HORA: Motociclista ferido com gravidade em despiste no Portal do Inferno

Helicóptero do INEM transportou a vítima ao hospital
Sociedade

Alunos participam em projecto europeu de defesa do ambiente

Qualidade da água da ribeira de Gondim (Arouca) foi o ponto de partida da investigação
Sociedade

Santa Eulália: Convívio dos ex-alunos da escola do Pêgo

Encontro de colegas que frequentaram a escola pelas décadas de quarenta, cinquenta e sessenta do século passado