Há dois anos que é desenvolvido um fórum comunitário na União de Freguesias de Canelas e Espiunca, pelo qual já passaram mais de cem de pessoas dos diferentes lugares.
O projecto de criar um Fórum Comunitário foi primeiramente acolhido pela Junta de Freguesia, com o apoio da Rede Social do Município e da ADRIMAG, e rapidamente se tornou num projecto da comunidade local, que viu na iniciativa uma oportunidade de debater sobre os assuntos de Canelas e Espiunca e concretizar ideias, sendo um ponto de encontro e combate ao isolamento social, fomentando a economia informal e solidária e também promovendo o convívio e os laços sociais.
Ao longo destes dois anos, foram feitos 17 encontros, para além de reuniões preparatórias do secretariado entretanto criado, pelos quais passaram 115 pessoas diferentes, 11 colectividades e associações locais, três IPSS’s, quatro entidades públicas, cinco empresas privadas e uma Universidade.
Das 115 pessoas participantes nesta iniciativa aberta sempre a toda a comunidade, destacam-se 63 de Canelas, três de Serabigões, 20 de Vila Cova e 19 de Vila Viçosa. Sublinhe-se que também os encontros decorrem de forma descentralizada pelos diferentes lugares da União de Freguesias.
Foram concretizadas várias iniciativas, como visitas a idosos, uma festa direcionada para a juventude local, participação em momentos da agenda sócio-cultural de Canelas e Espiunca e sessões de esclarecimentos. Três jovens desta União de Freguesias tiveram, também, a oportunidade de fazer uma visita a Lisboa, onde assistiram a um espectáculo de circo.
Além disso, este Fórum participou já num programa de rádio, o “Utopias em Acção”, da Rádio Movimento, e ainda numa aula da Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em que membros do Fórum de Canelas e Espiunca deram o seu testemunho sobre o projecto e as suas iniciativas.
Neste momento, o Fórum encontra-se a planear e organizar sessões sobre a área da saúde e também a recolher roupas e outros objectos usados com vista à criação de uma Loja Solidária Comunitária, que será inaugurada ainda este ano em espaço cedido pela Junta de Freguesia.
Nas próximas semanas, começará igualmente a organização da Feirinha Comunitária de Natal, sendo já a terceira feirinha levada a cabo neste contexto do Fórum, após o sucesso da primeira, que levou as pessoas participantes a quererem dar continuidade à ideia. As Feirinhas Comunitárias de Natal e de Primavera estão, assim, a tornarem-se numa das grandes marcas do Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca.
Estão ainda previstas duas comunicações em contexto académico sobre o Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca, uma a decorrer no dia 31 de Outubro, na Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do IX Seminário Internacional sobre Acção Pública e Desigualdades, e outra em Novembro, no ISCTE, no âmbito da IV Conferência Internacional sobre “Social Solidarity Economy & the Commons” (economia solidária social e bens comuns). Estes trabalhos estão a ser desenvolvidos por Rogério Roque Amaro, professor jubilado do ISCTE, Cátia Cardoso, doutoranda em Sociologia investigando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Sara Sacur, mestre em Nutrição Clínica pela Universidade do Porto, sendo os três membros do secretariado do Fórum Comunitário de Canelas e Espiunca.
(foto: Secretariado do Fórum, no momento de celebração desses dois anos, no final de Setembro passado, que decorreu na sede da associação do Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras de Canelas)