O documentário “Os Barqueiros do Paiva” narra cinco históricas sobre os barqueiros do Paiva que exerciam a profissão em Meitriz, Paradinha, Janarde, Vau e Espiunca. A estreia aconteceu a 26 de Abril, na Praia Fluvial do Areinho, integrada na programação do Paivafest 2024.
Ao longo de cerca de vinte e cinco minutos, antigos barqueiros e seus familiares contam histórias marcantes do período em que se barqueava o Paiva à vara, abordam o processo de construção e as técnicas e curiosidades do manuseamento do barco e a forma como a construção das pontes de Meitriz, Alvarenga e Espiunca puseram fim à profissão.
O documentário “Os Barqueiros do Paiva” foi dedicado a Manuel Valério, fundador do Museu das Trilobites – Centro de Interpretação Geológica de Canelas, apaixonado e estudioso do património natural e cultural local, falecido em 2021.
Este é um dos quatro documentários contratados ao Cine Clube de Arouca sobre o património imaterial de Arouca. Os outros três documentários são “A Agricultura e o Regadio em Mansores”, “Danças e Contradanças de Alvarenga” (já apresentados publicamente) e “Albergaria da Serra”.
Os quatro documentários produzidos representaram um investimento de 19.990€, cofinanciado pelo Portugal 2020/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
Documentário sobre os barqueiros do Paiva apresentado publicamente
Outros Artigos de Interesse
Sociedade
Caminhada Nacional Sénior marca o início das actividades da Academia
Ano lectivo na ASARC arranca a 24 de Setembro
Cultura
Sociedade
O evento comprovou também a versatilidade de um dos mais genuínos e populares instrumentos tradicionais portugueses - o cavaquinho
Manifestações culturais de Portugal e Espanha no Festival Internacional de Folclore de Arouca
Sociedade
Desenvolver actividades voltadas para o empreendedorismo social e empresarial, e trabalhos artísticos e criativos