Realizou-se no sábado (dia 19), ao final da tarde, a tomada de posse da nova equipa directiva da Associação Académica de Arouca (A3) para o mandato 2024/2025.
O novo presidente eleito, Diogo Couto, estudante de Química na Faculdade de Ciências da Porto, sucede no cargo a Alexandre Justo, aluno do curso de Engenharia e Gestão Industrial (FEUP).
A cerimónia teve lugar na Casa dos Magistrados e contou com a presença do vereador da autarquia, António Duarte, que aproveitou para felicitar os jovens dirigentes pela eleição e desejou que o mandato que se inicia seja fértil em dinamismo em prol dos jovens universitários do município.
O novo presidente falou de seguida, onde elencou os principais desígnios do seu mandato, não esquecendo de sublinhar o desempenho dos anteriores dirigentes da A3.

Excertos do discurso de Diogo Couto: “Hoje, inicia-se uma nova jornada na Associação Académica de Arouca (A3), no entanto, queria aproveitar também este momento para agradecer a todos aqueles que hoje cessam aqui as suas funções enquanto dirigentes dos órgãos sociais da A3.”
“Foi um ano com pontos altos e baixos, mas foi principalmente um ano de crescimento. Um ano em que a Associação adquiriu uma sede própria, mobilou-a, esteve nas escolas, errou, mas também prosperou. Neste ano mostramos força e competência, realizando desde as mais aparentes actividades culturais e recreativas, como o Encontro de Tunas, passando por actividades desportivas (torneio de voleibol), até actividades pedagógicas, como os UniDays.”
“Creio que todos aqui presentes sejamos ou já tenhamos sido, um dia, estudantes, e, por isso, sabemos as dificuldades que ser estudante acarreta e mesmo assim, decidimos juntar-nos e fazer mais por quem escolhemos e por quem fomos escolhidos para representar. Isto é o coração de um dirigente associativo.”
“E, por isto, agradeço a cada um de vós, que aqui começa, continua ou conclui a sua jornada no associativismo. Obrigado! Um especial obrigado também ao Alexandre Justo, que termina aqui a sua jornada enquanto presidente da Associação Académica de Arouca por sempre ter acreditado em mim, permitindo-me desenvolver competências de organização pessoal e de eventos, conhecimento sobre leis e associativismo e skills de liderança.”
“É com grande orgulho que assumo hoje, aqui, a presidência da Associação Académica de Arouca, com sentido de responsabilidade e seriedade, com o propósito de ajudar os estudantes e elevar o reconhecimento e a importância desta Associação na comunidade.”
“Iremos dar continuidade às atividades que contribuem para a identidade da A3, apostando também em novas iniciativas que o futuro mostrará.” OFS
