MOSTEIRÔ 1-0 MANSORES
Jogo no Estádio da Portelada, em São Miguel do Mato. (1.ª Divisão Distrital AFA)
Árbitro – Xavier Ferreira (AFA)
ACRD Mosteirô – Higuita; Lopes, Ricardo Maior, Riscas e Félix; Victor Rocha (Diogo Almeida, 75), Apolo (Bruno Maior, 90+3) e Mauro (Gabi, 86); Dinis (João Correia, 75), Igor Gomes (Manu, 86) e Plácido.
Treinador: Toninho
UD Mansores – Pedro Justo; Henrique Santos, Pedro Matos, David Silva e Gonçalo Tavares (Gabriel, 75); Tiago (Camará, 88), Ortiz e Simão Cunha; João Mota (Rui Pedro, 75), Serginho e Tintim.
Treinador: Joeano Chaves
Ao intervalo: 0-0
Plácido foi o herói que decidiu os três pontos
O dia de dérbi concelhio justificou boa casa no Estádio da Portelada, um duelo que terminou com a vitória tangencial da equipa de Mosteirô, a equipa que dispôs das mais e melhores oportunidades de golo. Contudo, o registo da vitória só foi escrito já na recta final do encontro, quando o jovem angolano Plácido arriscou um remate rasteiro de fora da área e bateu Pedro Justo. O avançado de 19 anos já tinha estado por duas ocasiões perto do golo, a primeira num remate à barra aos 12 minutos e, mais tarde, numa incrível perdida à boca da baliza, já perto da meia hora de jogo. À tendência mais perigosa da equipa da casa, respondia com organização a equipa conduzida por Joeano Chaves que, contudo, viria a sofrer duro revés para o resto da partida quando Ortiz foi punido com o cartão vermelho directo e deixou o relvado aos 42 minutos. Um fim de primeira parte em que o Mansores também cheirou o golo, num remate perigoso de Simão Cunha, mas a bola saiu desviada da baliza.
A vez de Pedro Justo brilhar
Uma vantagem de unidades em campo que a equipa de Toninho quis capitalizar para chegar à vitória na segunda parte. Porém, apesar do sinal atacante dos homens da casa, os mansorenses batiam-se bem na defesa de um resultado positivo e ensaiavam alguns ataques, mas sem efeitos práticos. Mosteirô insistia, aumentava o caudal ofensivo e, nessa altura, foi a vez do experiente guarda-redes Pedro Justo ser gigante entre os postes, protagonizando três enormes defesas e um nível de segurança efectiva que foram retardando o triunfo da equipa de S. Miguel do Mato. O lateral Lopes, ao segundo poste, perdeu nova ocasião na cara do golo, até que Plácido, aos 86 minutos, desferiu, de fora da área, o remate que desbloqueou o caminho para os três pontos, fechando um jogo muito disputado e em que o Mansores vendeu cara a derrota. MMS (texto e fotos)/RV
DECLARAÇÕES >>>
Toninho (treinador do Mosteirô): «Na primeira parte podíamos ter o resultado a nosso favor. Este foi o jogo em que criamos mais oportunidades e em que o resultado foi mais curto. Era penoso se não tivéssemos saído daqui com a vitória. Fomos a única equipa que veio para lutar pelos três pontos. O desenrolar do jogo demonstrou um pouco isso. Fomos uma equipa competente, com bola. Com o passar do tempo entramos em algum desequilíbrio emocional por estarmos a criar muitas oportunidades e não conseguirmos colocar a bola na baliza. Depois conseguimos fazê-lo e fomos justos vencedores – o resultado podia ter sido mais volumoso. O nosso objectivo como equipa é o de sermos competentes em cada jogo.»
Joeano Chaves (treinador do Mansores): «Já sabíamos das dificuldades que íamos encontrar, contra uma equipa muito batida e num relvado [natural] diferente daquele a que estamos habituados a trabalhar durante a semana. Mas isso não implica a nossa atitude. A atitude dos jogadores foi guerreira, mesmo em inferioridade numérica. O que não se pode passar é a equipa de arbitragem vir condicionar o jogo do Mansores. Temos de fazer o quê? Fechar as portas e dizer assim: vamos ter que sair do campo. Não é a via mais favorável para o Mansores em termos de postura desportiva, mas eu acho que temos que tomar uma atitude para que seja imparcial e não parcial. Nunca reclamei dos árbitros, mas o que aconteceu hoje neste estádio é uma vergonha para o futebol distrital de Aveiro.»
2.ª DIVISÃO
ZONA NORTE
Decorridas 7 jornadas, o S. Roque lidera invicto, com 17 pontos, seguido de Cesarense, com 15. O Mosteirô (4V-1E-2D) é 5º, com 13 pontos, Mansores (2V-2E-3D) é 10º, com 8 pontos.
PRÓXIMA JORNADA (8ª)
Domingo, 8 de Dezembro
UD Mansores – Paivense
Argoncilhe – ACRD Mosteirô
(jogos às 15h30)