A deputada da Assembleia da República Susana Correia apadrinhou a sessão escolar do Parlamento dos Jovens que decorreu no auditório da Escola Secundária de Arouca. O Parlamento dos Jovens, criado em 1995, é um projecto promovido pela Assembleia da República Portuguesa e desenvolve-se em três fases – escolar, distrital/regional e nacional.
Promover a participação cívica, o debate democrático e a tomada de decisões
O Programa é dirigido aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa e tem como objectivos fundamentais «educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.»

Sensibilizar e ouvir
A deputada do Partido Socialista, natural de Santa Maria da Feira e eleita pelo círculo de Aveiro, começou por dar a conhecer a sua experiência na Assembleia da República, elucidando os alunos do ensino secundário aderentes à iniciativa sobre o significado do mandato e do debate parlamentar e os processos de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. Seguiu-se a atenção às propostas apresentadas pelos representantes dos alunos-deputados da Escola Secundária, já eleitos pelos seus pares, acerca do tema em debate no Parlamento dos Jovens 2024/2025: “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”.

Alunos partilharam pistas de reflexão
A representante da Assembleia da República esteve acompanhada pela Directora do Agrupamento de Escolas de Arouca, professora Amélia Rodrigues, pela coordenadora do projecto na escola, professora de Filosofia Susana Cunha, e pela vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca Cláudia Oliveira.
Numa sessão que colheu elogios de todos os intervenientes institucionais, os jovens alunos-deputados partilharam as suas pistas de reflexão e as respectivas propostas sobre assuntos tão impactantes como a forma de potenciar os conhecimentos e as competências digitais dos jovens, bem como o seu bom uso em questões tão prementes como o desenvolvimento educativo e socioeconómico, a competitividades do país no contexto europeu e mundial, as políticas para atrair e reter talentos tecnológicos em Portugal, a promoção da cultura e da língua portuguesa a nível global, a inovação, o acesso, a gestão e também os riscos decorrentes de uma mau e acrítico uso das novas tecnologias. Um tema-problema contemporâneo que exige um debate global e democrático e para o qual os alunos arouquenses já deram o pontapé de saída na sua escola. MMS/RV
