Cultura pelas ruas… Talento e Criatividade marcam a 8ª edição do FARA

O Festival de Arte de Rua de Arouca (FARA), que decorreu no fim-de-semana de 22 e 23 de Junho, numa co-produção do Teatro Experimental de Arouca (TEA) e do Município concluiu mais uma edição de sucesso. Trata-se de um evento que já vai na sua 8ª edição e, que se tem vindo a consolidar na região. A edição de 2024 ofereceu uma programação variada, que incluiu performances de artistas de rua e oficinas e intervenções artísticas em espaços públicos.

João Paulo Brandão, do TEA sublinha que “o FARA continua a crescer em relevância e impacto, não apenas promovendo a arte de rua, mas também fortalecendo a comunidade artística local e incentivando a participação do público em práticas culturais”.  A programação do FARA 2024 coube a Rui Sousa, elemento do TEA e “destacam-se na edição deste ano, as presenças de artistas e grupos da nossa terra, como foi o caso de Hélder Antunes, Gajos Fixes, a Oficina de Expressão Dramática Reiventa-te e o TEA. Participações também de outros pontos do país e do outro lado do mundo, como foi o caso dos Pepe’s Show, que nos chegaram do Chile”.

Este responsável destaca ainda a “contribuição indispensável dos patrocinadores, que permitem que o festival não só alcance um público mais amplo, mas também se torne um marco importante no calendário cultural da Vila, prometendo edições futuras ainda mais inspiradoras e inclusivas. O sucesso do FARA não seria possível sem o apoio essencial de diversos patrocinadores, que acreditaram e investiram na cultura e arte de rua”.

Foram vários os patrocinadores oficiais do evento, que constaram dos cartazes, mas a eles também se juntam, outros apoios, como a cedência de espaços e a envolvência criada com a organização. “Queremos deixar um agradecimento a todos sem excepção. As comunidades crescem desta parceria, desta união de esforços, desta ligação. Muito obrigado a todos”, frisou.

A terminar, João Paulo Brandão destaca ainda a importância da interacção com o público: “As intervenções artísticas e performances interactivas permitiram uma relação directa entre artistas e espectadores, criando uma atmosfera envolvente e colaborativa e isto é muito importante”.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados Política

Sérgio Azevedo é o novo líder do PS Arouca

«O PS tem mostrado ser o único partido capaz de apresentar pessoas com ideias para o desenvolvimento do concelho»
Comunicados Divulgação

Grande Rota das Montanhas Mágicas já foi percorrida mais de 60 mil vezes

Desde a inauguração, a GR60 recebeu 37.905 passagens de caminhantes e 22.995 de ciclistas. Um dos activos turísticos mais relevantes de sete municípios
Comunicados Divulgação

‘Arouca Geopark’ acolherá o II Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa

Debater questões relacionadas com o desenvolvimento territorial sustentável e partilhar boas práticas