Decorreu, no passado dia 5 de Abril, a Talk: Arouca, uma terra de oportunidades, no auditório da Casa dos Magistrados promovida pela Académica de Arouca com o apoio do Município de Arouca.
Nesta “conversa” estiverem presentes, na qualidade de oradores, Jorge Alexandre Ferreira (BA Glass, Quintãs Farm House e Equestrian Center), Jorge Cardoso Gonçalves (WSCM e APRH), Ana Helena Pinto (Nutrition for Happiness) e João Seabra (Techfusion).
Esta iniciativa permitiu uma conversa próxima entre a comunidade local e empreendedores que partilham entre si um traço comum, a paixão que sentem por Arouca, a terra que os viu nascer e crescer. Daqui resultaram vários testemunhos que vieram contradizer o preconceito de que o território de Arouca não oferece oportunidades para aqueles que aqui ambicionam empreender, construir riqueza e desenvolver a comunidade local.

Jorge Alexandre Ferreira
Jorge Alexandre Ferreira, reputado empresário arouquense, dedicou grande parte da sua vida à indústria das embalagens em vidro na empresa BA Glass. Na sua intervenção criticou a subsidiodependência dos empresários portugueses que fazem uso de tais apoios económicos não numa perspectiva de complemento mas sim de alicerce aos seus investimentos. Além desta crítica à dependência de subsídios financiados pelo Estado português e pela União Europeia, teceu algumas críticas à inércia administrativa e à forte burocracia do Estado que muitas vezes coloca obstáculos àqueles que querem empreender e desenvolver o tecido empresarial nacional. Ultimamente, Jorge Alexandre tem vindo a investir no turismo de natureza e, em especial, nas competições internacionais de cavalos, com um objectivo muito claro, o de colocar o nome de Arouca nesta área desportiva. O empresário terminou a sua intervenção lançando um repto aos jovens, em especial aos jovens empresários: “Para se ter sucesso no mundo empresarial, o segredo é trabalhar, trabalhar muito e trabalhar muitíssimo”.
Jorge Alexandre revelou ainda, em primeira mão, que após conversações com o executivo camarário, Arouca contará num futuro próximo com um curso de ensino superior, leccionado em parceria com a UTAD (Universidade de Trás os Montes), na área da medicina veterinária (especialização em animais de grande porte).
Jorge Cardoso Gonçalves
Jorge Cardoso Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e CEO da WSCM, empresa constituída e sediada nas instalações do Ci3 (Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca), ligada à gestão operacional de infraestruturas hidráulicas. Ao longo da sua intervenção, destacou o porquê de Arouca ter sido o local por si eleito para constituir a WSCM, aproveitando para ilustrar com alguns exemplos as áreas de actuação da empresa.
Ana Helena Pinto
Ana Helena Pinto, nutricionista de profissão e CEO da Nutrition for Happiness, explicou porque escolheu Escariz como local para constituir e sediar a sua empresa que tem como visão estratégica aliar a alimentação saudável à felicidade individual e colectiva. Fundamentou esta escolha no facto de Arouca se pautar por uma boa qualidade de vida e pela proximidade das pessoas com a Natureza, o que lhes permite fazer escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis. A oradora destacou que os problemas de alimentação não devem ser confrontados apenas com restritivos planos alimentares, devendo antes procurar-se um equilíbrio estável entre saúde mental e alimentação.
João Seabra
João Seabra, cofundador da Techfusion, uma empresa da área das tecnologias da informação e comunicação actualmente sediada em Escariz e que emprega de momento sete arouquenses. Como segredo do negócio, João Seabra revelou que a qualidade dos serviços prestados pela empresa é aquilo que a tem levado a bom porto e a adquirir cada vez mais clientes. Como desafios, o orador destacou que por vezes sente dificuldade em atrair talento de outras zonas do país que não Arouca devido às diferenças salariais em Portugal face aos demais países da União Europeia onde os valores tendem a ser maiores e como tal, mais atractivos. Como objectivo pessoal, João Seabra defende que tem como filosofia de vida deixar Arouca um concelho melhor e mais desenvolvido do que aquele que encontrou.
A actividade terminou com um coffee break oferecido aos participantes com o apoio da Casa dos Doces Conventuais e da Confeitaria Alpha 5. Alexandre Duarte