Conselho de Disciplina da FPF multa o FC Arouca em mais de 4800 euros

A Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu o FC Arouca, SDUQ com duas multas relacionadas com anomalias detectadas no Estádio Municipal de Arouca, aquando da realização do encontro da 12ª jornada, que opôs o FC Arouca ao SC Braga.

A multa maior ascende a 3160 euros e refere-se a danos identificados na manga amovível de protecção no acesso ao relvado e no acesso aos balneários. Segundo o relatório do Delegado da LPFP, «A manga de protecção de acesso ao relvado encontra-se danificada, com vários buracos na lona, a estrutura metálica partida coloca em perigo a integridade física dos intervenientes, não oferecendo segurança aos agentes desportivos quando por ali têm de passar.»

A segunda multa tem a ver com as Condições Técnicas e de Segurança nos Estádios e penalizou o FC Arouca, SDUQ em 1683 euros. Conforme descrito no relatório do Delegado da LPFP e no relatório de policiamento desportivo, «Dois portões de emergência na bancada Central Poente, sectores C e D, destinados exclusivamente aos adeptos visitantes não abre, encontra-se soldado no fecho e nas dobradiças. Toda a estrutura está retorcida e enferrujada.»

No mesmo jogo, também o SC Braga foi multado em 957 euros, por comportamento incorrecto do público. Segundo o relatório do Delegado da Liga, «Os adeptos visitantes instalados na Bancada Poente inferior sector C e D, fora da ZCEAP, identificados com camisolas, cachecóis e cânticos alusivos ao clube entoaram os seguintes cânticos : Minuto 22 : “Que se f*** a SportTV “, minuto 24 : “a Liga é m***”».


Protocolo, obras em curso e relvado

Recorde-se que o protocolo [revisto 2023)] do Estádio Municipal de Arouca envolve a cedência de uso entre a Câmara Municipal e o Futebol Clube de Arouca, com o clube a pagar uma renda anual [seis mil euros, actualizado anualmente, mais IVA] e a Câmara a poder usar o espaço para eventos. Entretanto, têm estado a decorrer obras urgentes de «correção de anomalias» no estádio, no valor de 600 mil euros – os trabalhos incluem a impermeabilização da bancada principal, a instalação de drenos e canais de drenagem superficial, a execução de trabalhos de estabilidade no tardoz da bancada, a substituição de periféricos eléctricos, a requalificação de quadros eléctricos e a instalação de sistema de ventilação.

Ainda no que respeita a benefícios no estádio, recorde-se que o novo relvado, colocado no último Verão a expensas do clube, mantém a nota máxima (10) atribuída pela Liga, liderando (com sete jogos, 70 pontos) a classificação dos melhores relvados juntamente com o Estoril (seis jogos, 60 pontos) e o SL Benfica (seis jogos, 60 pontos).


Aquém do desejável

Contudo, pelos vistos, há mais aspectos que deveriam ter sido considerados na correcção de um Estádio que é propriedade do Município, estrutura inaugurada em 2006 e que deveria ter sempre a melhor atenção por parte do seu proprietário, incluindo ainda os (fracos) espaços reservados à comunicação social. «O Estádio Municipal de Arouca é das mais importantes e modernas infra-estruturas desportivas do Concelho de Arouca, estando principalmente vocacionada para a prática do futebol de alta competição», reza assim a primeira das considerações do contrato de cedência. Afinal, a dita vocação ainda não é total. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

FCA Futsal soma cinco vitórias seguidas e sobe ao 2º lugar

Equipa vive a melhor fase no principal escalão da AFA
Desporto

Mosteirô passou aos oitavos-de-final da Taça Pecol

Equipa de Toninho é a única equipa arouquense em prova
Desporto

E. Amadora 3-1 FC Arouca

Enxurrada de erros e de incidências negativas alimentam caudal de derrotas. Fukui apontou o golo arouquense