Já se passaram 22 anos que um pequeno grupo de arouquenses, a maioria responsáveis pela Associação de Agricultores, fundou a Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa e realizou o seu primeiro Capítulo Solene no dia 1 de Dezembro de 2002.
Esta associação de direito privado, aberta a todos, tem como principal objectivo a preservação e divulgação da nossa gastronomia tradicional com base na carne bovina da Raça Arouquesa. A esta preocupação associava-se a preservação e aumento do acervo desta Raça e levar a nossa gastronomia a todo o país e estrangeiro.
Hoje pode-se dizer que esta intenção vingou, como é provado pela relevância e prestígio alcançado no movimento confrádico ao trazer a Arouca a maioria das Confrarias Gastronómicas e Báquicas de Portugal, às quais se juntam outras de vários países da Europa e de Angola.
Ao longo destes 22 anos, a nossa Confraria, para além de se fazer representar em quase todas as Confrarias já foi convidada para estar presente na Assembleia da República, nas televisões e em escolas de turismo e de gastronomia. Tem sido assim que tem levado a nossa gastronomia e, naturalmente o nome de Arouca o que a qualifica, também, como embaixadora do turismo desta nossa terra. De tudo isto Arouca passou a ser um território procurado por muitos turistas que aqui vêm deliciar-se, também, com a excelência da nossa gastronomia.
O Capítulo Solene realizado a 1 de Dezembro reuniu cerca de 250 pessoas que partiram para as suas terras maravilhadas com o património material e imaterial que fruíram.