Raquel Pinho foi coroada como a melhor árbitra-assistente da primeira categoria de futebol feminino na presente temporada de 2025/2026., com a nota final de 7.745, seguida de Beatriz Vilic (AF Leiria), com 7.720, e Cristiana Costa (AF Aveiro), com 7.702. A classificação oficial foi divulgada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), repetindo o feito histórico que a jovem arouquense já tinha alcançado anteriormente na temporada de 2023/2024.
Aos 17 anos, Raquel Pinho dava os primeiros passos nos relvados através da Associação de Futebol de Aveiro. Natural e residente na freguesia de Mansores, em Arouca, conciliou o percurso académico na área da Gestão com as exigências da carreira desportiva, atingindo o escalão máximo do futebol feminino português (Liga BPI) em 2022. O trabalho desenvolvido culminou na atribuição das prestigiadas insígnias internacionais da FIFA em Janeiro de 2025, abrindo portas às competições internacionais. Na última competição nacional da presente temporada, Raquel Pinho integrou a equipa de arbitragem da final da Taça de Portugal Feminina que opôs o Benfica (2-0) ao FC Porto.
Trabalho, paixão e resiliência justificam o prémio
Em declarações ao RODA VIVA, a juíza arouquense expressou o orgulho pela distinção, sublinhando o sacrifício invisível que acompanha a sua função nos relvados. «Ver o meu trabalho reconhecido com este primeiro lugar é motivo de enorme orgulho e satisfação. Esta conquista representa o resultado de muito trabalho, dedicação, disciplina e persistência ao longo de toda a época.»
A árbitra-assistente frisou ainda que a função exige um «compromisso diário» e «capacidade de resiliência», garantindo que os momentos de maior exigência física e mental serviram de catalisador para alcançar o topo da arbitragem lusa. Com os olhos postos no futuro, Raquel Pinho assegura manter a mesma paixão para «continuar a aprender, evoluir e superar novos desafios» dentro e fora das quatro linhas.

Na elite da arbitragem nacional
Na lista de classificações dos árbitros de categoria C1, o árbitro João Pinheiro (AF Braga), que está no Mundial 2026, ficou no 1.º lugar com a nota de 8,414, seguido de João Gonçalves (8,408), da AF Porto. Já Luciano Maia (AF Braga) foi o melhor assistente (8.448), seguido de Bruno Jesus (8.437), da AF Lisboa, dupla que estará também no Campeonato do Mundo. No que diz respeito ao VAR, o melhor classificado foi Bruno Esteves, da AF Setúbal (8.547).
Já na arbitragem feminina, Lorena Esteves (7,762), da AF Setúbal, foi considerada a melhor árbitra em Portugal, seguida de Teresa Oliveira (7,733), da AF Porto. Com a classificação obtida, Raquel Pinho assume lugar de relevo entre a elite da arbitragem nacional. MMS/RV