Centro Hospitalar do EDV inaugura nova sala de bloco operatório

A Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULS EDV) concluiu o projecto “Criação da Sala 3 de Bloco Operatório de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (Piso 1)”, uma intervenção estruturante financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU.

Este investimento permitiu a modernização e ampliação da área de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (HSS), respondendo ao crescimento sustentado da actividade cirúrgica em regime de ambulatório e às necessidades assistenciais da população da região.

A intervenção incidiu na reformulação profunda do Bloco Operatório de Ambulatório, incluindo: Criação e plena operacionalização de uma nova sala de bloco operatório, preparada para a realização de cirurgias sob anestesia geral; Restruturação e ampliação das áreas de preparação e recobro de doentes, garantindo melhores condições de segurança, conforto e qualidade assistencial; Reorganização dos circuitos de entrada e saída dos doentes, assegurando o cumprimento das normas regulamentares e das boas práticas clínicas; e Adequação das infraestruturas técnicas, sistemas de climatização, ventilação, revestimentos e condições de segurança.

Com esta intervenção, o Bloco do Piso 1 do HSS passa a dispor de um núcleo de três salas operatórias, aumentando significativamente a capacidade de resposta cirúrgica, a diversidade de procedimentos realizados e a eficiência do serviço.

O projecto integra-se no Plano de Desenvolvimento Organizacional da ULSEDV e responde às obrigações assistenciais definidas no Contrato-Programa com o Ministério da Saúde. A sua concretização contribui para: Redução de tempos de espera cirúrgicos; Aumento da produção cirúrgica em regime de ambulatório; Melhoria da segurança do doente e das condições de trabalho dos profissionais; e Utilização mais eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Este projecto teve um custo que ascendeu a 399.892,88€ (valor s/ IVA) e foi totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento em infra-estruturas de saúde, com o apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU, reforçando o compromisso com a recuperação, modernização e resiliência do Serviço Nacional de Saúde.

Outros Artigos de Interesse

Comunicados

EDITAL

SESSÃO ORDINÁRIA DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MANSORES
Comunicados

MS Collection Mosteiro de Arouca conquista prémio nacional de arquitectura

«Um reconhecimento que sublinha a excelência da intervenção realizada e a forma exemplar como este edifício histórico renasceu enquanto hotel de cinco estrelas»
Comunicados

‘4540 Jovem’ recebe Menção Honrosa no prémio Boas Práticas em Associativismo Jovem

O reconhecimento destaca o impacto do projecto Hidros, uma iniciativa dedicada à sensibilização dos jovens para a gestão responsável da água