No passado dia 21 de Junho, na Igreja Paroquial de Santa Eulália de Arouca, pelas 19h00, estiveram reunidos 61 crismandos para receber o Sacramento da Confirmação, numa cerimónia presidida por Dom Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto. A igreja foi pequena para todos os crismandos, padrinhos de crisma, familiares e comunidade pelo que se optou pelo seu «prolongamento» para o longo adro limitado pelas suas frondosas tílias, preparado com bancos e cadeiras, onde os participantes puderam assistir à celebração através de um ecrã gigante e sistema de som montado para o efeito.
A celebração foi o culminar de uma jornada de preparação, iniciada em março do corrente ano, proposta pelo Padre José Pedro Novais, em formato inédito nas paróquias das quais é pároco (São Barnabé de Janarde, Santo Estevão de Moldes, Santa Eulália de Arouca e Santa Marinha de Tropeço), constituída por um conjunto 14 sessões semanais, orientadas por seis catequistas das paróquias sob a sua responsabilidade e ele próprio. O ambicioso plano de preparação teve como objetivo aproximar e sensibilizar os jovens e adultos que se inscreveram para temas pertinentes associados, por exemplo, com o papel da experiência religiosa nas culturas, com a Igreja e a sua relação com a história, com a ciência e na sociedade do mundo contemporâneo. Para além disso, foi também propósito desta formação apelar à reflexão crítica sobre a vida cristã através da exposição/discussão de argumentos ou através de material audiovisual, incentivar à participação no convívio vicarial na Noite da Alegria, na Paróquia do Divino Salvador de Carregosa, aprofundar o contacto com a Palavra de Deus através da Lectio Divina, promover uma visita guiada à Catedral do Porto e, evidentemente, preparar devidamente os crismandos para o importante passo que finalizou o processo da sua iniciação cristã, começada no batismo.
Juntaram-se aos vinte e cinco crismandos de Santo Estevão de Moldes, aos vinte e quatro de Santa Eulália de Arouca e aos nove de Santa Marinha de Tropeço, mais três crismandos de paróquias vizinhas: um de São Bartolomeu de Arouca, outro de São Salvador de Várzea e outro de São Miguel de Urrô.
A todos os agora crismados que receberam os dons do Espírito Santo na celebração litúrgica, harmoniosamente acompanhada com as vozes de elementos dos vários coros das paróquias, os votos fervorosos de uma caminhada firme pela fé, na comunidade, como verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, através das suas palavras e ações. Inf. Paróquia de Santa Eulália de Arouca
Celebração da Confirmação na Paróquia de Santa Eulália
Outros Artigos de Interesse
Sociedade
A sessão na ESA foi orientada por André Maravilha, enfermeiro-especialista na área
4540 Jovem promoveu ‘workshop’ de Suporte Básico de Saúde Mental
Sociedade
Promover hábitos alimentares equilibrados e incentivar o convívio entre alunos, professores e funcionários
‘Dia das Sopas’ fez sucesso na Semana da Alimentação da Escola Básica e Secundária de Escariz
Sociedade
Fundada em 1991, instituição promoveu concerto de alunos laureados