Casarão da ESA vai ser convertido em Centro de Práticas Artísticas

O Casarão da Escola Secundária de Arouca (ESA) vai ser transformado num Centro de Experimentação de Práticas Artísticas. O edifício que outrora funcionou como colégio privado “Externato da Rainha Santa Mafalda” e, depois, como centro de serviços da anterior estrutura da Escola Secundária [fundada em 1975] tem estado sem actividades desde que a actual escola-sede do Agrupamento de Escolas de Arouca foi reconstruída e ampliada pela Parque Escolar [2012].

No Casarão funcionaram, ao longo dos anos, serviços como a receção, reprografia-papelaria, serviços administrativos, acção social escolar, sala de directores de turma e de atendimento aos encarregados de educação, gabinete dos conselhos directivos, gabinete de psicologia e gabinete de apoio educativo e a sala da associação de estudantes.


Desenvolver competências artísticas

Tendo em conta o projecto cultural, educativo e artístico idealizado para o edifício, o concurso público para a realização da “Empreitada de Centro de Experimentação de Práticas Artísticas – Casarão da ESA” foi aberto, em Novembro, pela entidade adjudicante, o Município de Arouca, pelo preço base de 600.000 euros. O prazo para apresentação de propostas terminou a 26 de Dezembro de 2024. A transformação do antigo edifício num pólo de desenvolvimento de competências artísticas e de incentivo à inovação e à criação nos contextos curricular e extracurricular tem subjacente um protocolo de cooperação entre a autarquia, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Construção Pública E.P.E. (ex-Parque Escolar) e o Agrupamento de Escolas de Arouca. O preço base da empreitada já teve uma primeira versão concursal (2023) no valor de 450.704 euros, contudo, sem efeito, por não ter sido apresentada qualquer proposta em condições de ser admitida. MS/RV

Outros Artigos de Interesse

Sociedade

Grandiosos festejos em Fermedo

Esta animação é o substrato de solidariedade e o desanuviamento do moral das pessoas
Sociedade

Câmara de Arouca prepara contratação de mais três funcionários

Dois nadadores-salvadores e um licenciado em arquitectura
Sociedade

AE Arouca presente nas comemorações dos “40 anos de Portugal Europeu”, em Lisboa

Evento assinala os 40 anos do Tratado de Adesão de Portugal à CEE