Bruno Cruz, futebolista arouquense, natural de Fermedo, está a cumprir a segunda temporada no Campeonato de Portugal, agora ao serviço do Beira Mar, depois de, na época anterior, ter-se estreado no escalão nacional pelo emblema do Arronches e Benfica, clube que atingiu o terceiro lugar da série C e ficou a um passo de disputar a fase final de subida à Liga 3.

Pelos distritais de Aveiro
O actual lateral-esquerdo do clube aveirense, de 25 anos, nasceu para o futebol no clube da sua freguesia, a UD Fermedo, que representou ininterruptamente durante oito épocas, passando pelas equipas de benjamins, iniciados, juvenis e juniores, acabando por sair para o FC Arouca para cumprir uma temporada na equipa júnior. Aos 18 anos, Bruno Cruz regressa a Fermedo e avança para o plantel sénior, no Campeonato Distrital da 2ª Divisão 2018/2019. Na época seguinte passou pela UD Mansores e pela ACRD Mosteirô, seguindo-se a escalada ascendente já no principal campeonato da AF Aveiro pelo Carregosense, Cucujães e Fiães, clube feirense onde se afirmou definitivamente.

De Portalegre a Aveiro no caminho do Campeonato de Portugal
Confirmadas as credenciais para outros voos, promissora oportunidade surgiu na lista de objectivos de Bruno Cruz. No verão de 2024 abrem-se as janelas do Campeonato de Portugal e o feliz ingresso no Sport Arronches e Benfica, clube do distrito de Portalegre que viria a estar às portas da fase subida e onde assumiu a titularidade em 25 dos 26 jogos da temporada. Um ciclo pelo Alentejo que, contudo, não teve continuidade nem para Bruno Cruz nem para os restantes membros do plantel, depois de o clube da cidade de Arronches ter abdicado, por falta de garantias financeiras, de participar na actual edição do Campeonato de Portugal. A solução para o desencanto foi encontrada em Aveiro.

Primeiro golo no Estádio Municipal de Aveiro
Bruno Cruz teve então de tomar novo rumo e prossegue agora a carreira no SC Beira Mar, pelo qual soma já oito jogos a titular, sete no campeonato (Série B) e um na Taça de Portugal, sob a orientação do treinador Fábio Barros [“Fabeta”]. O jogador natural de Fermedo estreou-se mesmo a marcar na jornada do último domingo [foto de capa], ao apontar o primeiro dos dois golos com que os aveirenses bateram o Vila Real no encontro da 7ª jornada disputado no Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.
UD Fermedo saúda o jogador
«O Bruno é um exemplo vivo daquilo que procuramos transmitir: dedicação, espírito de equipa, humildade e paixão pelo futebol. Sentimos um enorme orgulho em ver como cresceu como jogador e como pessoa, e deixamos o nosso mais sincero agradecimento por todo o empenho, entrega e respeito que sempre demonstrou pela União Desportiva de Fermedo. O seu trajecto é motivo de inspiração para todos os jovens que iniciam a sua caminhada connosco. O Bruno Cruz será sempre parte da nossa história e da nossa família desportiva», reagiu a direcção da UD Fermedo relativamente à curva ascendente protagonizada pelo seu-ex-atleta. MMS/RV (fotos: SCBM/UDF)