Basquetebol do Centro Juvenil está em franco progresso

O basquetebol do Centro Juvenil Salesiano de Arouca volta este fim-de semana aos pavilhões para o arranque da 5ª fase das provas regionais da Associação de Basquetebol de Aveiro. Em competição vão estar duas equipas. A equipa de Sub-18 recebe a do Atómicos SC, de Oliveira do Bairro, jogo que terá lugar no Pavilhão da ESA, esta sexta-feira, às 21h00. Também a formação Sub-16 parte para nova etapa, na deslocação ao GRI Brandoense, domingo, às 16h30, no Pavilhão António Júlio Silva, em Paços de Brandão.


MODALIDADE ESTÁ A CAMINHO DO 9º ANIVERSÁRIO

Criada em Setembro de 2016 (com duas equipas masculinas, de sub-18 e sub-16), a secção de basquetebol do Centro Juvenil vai marcando a história da modalidade em Arouca. A actual temporada tem sido reveladora dos progressos já realizados, com as três equipas masculinas em competição (Sub-18, Sub-16 e Sub-14) a alcançarem evolução nos resultados, sendo que todas elas apresentam, nesta altura, um saldo positivo no que respeita à diferença entre vitórias e derrotas. A associação trabalha ainda a formação mais jovem, no escalão de Minis.

Equipa sub-18

VITÓRIAS CRESCERAM PARA 62%

Numa época auspiciosa, os três escalões de competição somaram um total de 26 vitórias e 16 derrotas, nos 42 jogos realizados até esta data, assim distribuídas:

Equipa Sub-18, 9 vitórias e 2 derrotas, em 11 jogos;

Equipa Sub-16, 9 vitórias e 8 derrotas, em 17 jogos, sendo que 10 dos encontros foram disputados na Fase Interdistrital de acesso ao nacional, etapa mais exigente, para a qual os basquetebolistas conseguiram o inédito apuramento;

Equipa Sub-14: 8 vitórias e 6 derrotas, em 14 jogos.


TRÊS TREINADORES, QUATRO ESCALÕES

Asseguram a formação dos quatro escalões de basquetebolistas arouquenses, na ordem das seis dezenas de atletas, os treinadores Paulo Schmidt, João Portugal e o novo técnico Armando Oliveira, que traz na bagagem larga experiência em clubes como a Oliveirense, a Sanjoanense, entre outros. Um trabalho colaborativo que integra ainda o acompanhamento por parte da direcção, assegurado pelo seccionista Pedro Rocha.

Equipa sub-14

RODA VIVA conversou com o treinador João Portugal, para um balanço acerca do que têm sido os resultados em campo e a evolução do basquetebol no seio da colectividade salesiana de Arouca.


JOÃO PORTUGAL: «QUEREMOS CRIAR UMA BASE SÓLIDA E CONSOLIDAR UMA IDENTIDADE»

«Os resultados têm de ser contextualizados, pois, por exemplo, os Sub-16 disputaram a fase de acesso ao nacional, incluídos num grupo de equipas mais exigente em termos competitivos. Não aconteceu a subida, mas essa é também a prova do crescimento da equipa, foi uma experiência enriquecedora», começou por referir, apontando também as sinergias que têm contribuído para o fortalecimento da modalidade.

«O saldo é positivo, as três equipas têm crescido técnica e tacticamente. O nosso colega da equipa técnica, Armando Oliveira, tem muita experiência e um grande currículo na modalidade e a partilha dos seus conhecimentos tem enriquecido o nosso trabalho. Tem-se criado novas dinâmicas em termos de jogo, os atletas acreditam nessas dinâmicas e percebem-nas. É gratificante ver-se essa sensibilidade por parte deles», acrescentou.

João Portugal traçou ainda os planos da direcção e da estrutura técnica para a consolidação da modalidade e a forma de agarrar o futuro.

«A formação é um processo longo, os efeitos não são imediatos. Temos de implementar aquilo em que acreditamos e nós acreditamos que sim, pois em campo as coisas que trabalhamos estão a acontecer. Este fim-de-semana vamos passar a outra etapa, a Taça Distrital. Obviamente, os resultados também nos interessam, mas vamos com uma preocupação maior – a de construir uma equipa, no sentido lato, um clube de basquete, criar uma base sólida, uma identidade, dinâmicas de jogo que sejam muito nossas.»

«A evolução da modalidade passa também por garantir o futuro, aumentando o número de jovens praticantes. Uma das grandes preocupações da associação, e da respectiva secção, é termos um grupo grande de miúdos no minibasquete. Temos de fazer crescer este grupo. Já estudamos várias medidas para o conseguirmos. Um delas vai-se desenvolver a partir de uma candidatura já apresentada à Federação Portuguesa de Basquetebol, e aprovada, para ser dinamizada nas escolas tendo em vista chamar mais crianças à modalidade», projectou o técnico arouquense. MMS/RV

Outros Artigos de Interesse

Desporto

Voleibol: Centro Juvenil joga a final frente ao SC Espinho

Juniores arouquenses venceram a AA Espinho
Desporto

Alunos do AE Escariz em destaque no Desporto Escolar

Todos conseguiram um lugar no pódio na modalidade de ténis
Desporto

Voleibol: Centro Juvenil está na ‘Final Four’

A equipa arouquense, treinada por Clailton Abreu, entra no Pavilhão de Leça da Palmeira às 15h00 deste sábado