O Banco de Portugal esteve em sessões formativas na Escola Secundária de Arouca. A actividade decorreu no âmbito do programa da Semana da Matemática promovida pelo Departamento de Matemática do Agrupamento de Escolas de Arouca. As palestras foram conduzidas por Rui Firmino, da equipa de formação do Banco de Portugal. Educação financeira, contas, cartões, prevenção de fraudes, canais digitais e segurança online constituíram um útil conjunto de conteúdos tratados pelo especialista do Banco de Portugal, abordados na vertente educativa, de formação para a cidadania e de como fazer e agir no contexto da transformação dos processos de socialização, hoje caracterizados pela interiorização de novos conceitos e práticas, mas também pela aumento de riscos decorrentes do acelerado progresso tecnológico. Esta iniciativa teve a colaboração da Câmara Municipal, que esteve representada pela vice-presidente e vereadora da Educação Cláudia Oliveira.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As comemorações decorrem até sexta-feira e integram actividades de formação adaptadas aos alunos do ensino básico e secundário. Entre outros desafios específicos da disciplina, estão ainda em destaque palestras complementares sobre como gerir orçamentos pessoais, poupanças e investimentos – sessões desenvolvidas pelo “Clube de Finanças”, um projecto criado por profissionais de Gestão, como Gonçalo Ribeirinho e João Pedrosa, este de raiz arouquense, também conhecido atleta campeão de voleibol de praia. Do programa constam ainda workshops dirigidos pela Ordem dos Engenheiros da Região Centro, representada por João D’Orey, em parceria com a RoboThink – Escola de Tecnologia, líder em programas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para crianças e jovens em todo o mundo.

PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NA ERA DA IA
O evento teve ainda com o contributo dos docentes e investigadores da Universidade de Aveiro, Rosa Sandra Paiva e António Pedro Costa, autores do Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa, o ChatGPT, para alunos do ensino secundário – como potenciar o Pensamento Crítico e Criativo na era da Inteligência Artificial (IA). Presidiram à abertura do evento escolar, a professora Ana Isabel Jesus, da direção do agrupamento, a coordenadora do departamento de Matemática, professora Maria Cristina Saavedra, e a representante do Município. MS/RV
